Lula quer pedido de desculpas de Milei
Lula disse que não vai conversar com o presidente argentino, Javier Milei, enquanto o argentino não encaminhar um pedido de desculpas ao país e ao próprio petista. A declaração, feita nesta quarta-feira, 26, amplia o racha entre os dois países, parceiros estratégicos na região — mas que tem governos de matrizes opostas, que se bicam constantemente...
Lula disse que não vai conversar com o presidente argentino, Javier Milei, enquanto o argentino não encaminhar um pedido de desculpas ao país e ao próprio petista. A declaração, feita nesta quarta-feira, 26, amplia o racha entre os dois países, parceiros estratégicos na região — mas que tem governos de matrizes opostas, que se bicam constantemente desde ao menos o ano passado.
Questionado por jornalistas do Uol sobre as negociações com os governos uruguaio e argentino a respeito de foragidos do 8 de Janeiro que debandaram para estes países. Ao dizer que está tratando da questão na forma "mais diplomática possível", o petista não escondeu um ranço com o presidente libertário, que tomou posse em dezembro de 2023.
"Eu não conversei com o presidente da Argentina porque eu acho que ele tem de pedir desculpas ao Brasil e a mim. Ele falou muita bobagem", afirmou o presidente. "Eu só quero que ele peça desculpas, e a Argentina é um país que eu gosto muito [...] Não é um presidente da República que vai criar uma cizânia entre o Brasil e a Argentina"
Ao fim, uma nova cutucada. "Se o presidente da República da Argentina governar a Argentina, já tá de bom tamanho. Não tente governar o mundo."
Desde antes da eleição de Milei, há oito meses, o presidente brasileiro e o então economista-celebridade não se davam. Milei disse, quanto candidato, que não conversaria com Lula — chamando-o de "um grande comunista e corrupto". Entre o primeiro e o segundo turno foi a vez de Janja, a primeira-dama brasileira, entrar em ação: enquanto ela declarava apoio público a Sergio Massa, o PT encaminhava seus próprios marqueteiros para tentar salvar a eleição do peronista, ex-ministro da Economia de Alberto Fernandéz, amigo pessoal de Lula desde os tempos da prisão.
Não funcionou: Lula nem cumprimentou Milei pela eleição, nem foi à sua posse no início de dezembro. Jair Bolsonaro, no entanto, foi bem recebido pelo novo chefe de Estado. A relação de ambos continua azedada e sem comunicação oficial desde então— quando estiveram ambos na reunião do G7, no início do mês na Itália, cada um ficou de um lado da foto oficial. Não há registros de que eles tenham conversado.
Leia mais em Crusoé: A nova bronca de um presidente sulamericano com Javier Milei
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (5)
Amaury G Feitosa
2024-06-27 08:15:01Resposta do Cabelim ... Ô Lula vá comer xuxu com bife com bife Wagyu que é molim que só ... coisa de lavadeira futricando em beira de rio.
Maria
2024-06-26 16:57:26Lula é uma besta!!!!
100413CAIO02
2024-06-26 12:05:41Dois estadistas...
AEC
2024-06-26 11:19:44A nimal!
AEC
2024-06-26 11:19:04Lule quer "governar o mundo" sozinho! A normal!