Lula quer constranger G20 com manifestação "política e social"
A Cúpula do G20 está agendada para os dias 18 e 19 de novembro deste ano no Rio de Janeiro. O grupo, que foi originalmente criado para tratar da crise financeira de 2008, tem um viés econômico e financeiro. O presidente Lula, contudo, quer usar politicamente a reunião. No ato deste 1º de Maio, no...
A Cúpula do G20 está agendada para os dias 18 e 19 de novembro deste ano no Rio de Janeiro. O grupo, que foi originalmente criado para tratar da crise financeira de 2008, tem um viés econômico e financeiro.
O presidente Lula, contudo, quer usar politicamente a reunião.
No ato deste 1º de Maio, no estacionamento do estádio do Corinthians, em São Paulo, Lula (foto) disse que pretende convocar uma "manifestação política e social" nos dias do encontro do G20.
"O G20 é o encontro das vinte economias mais fortes do mundo. E nós vamos inovar. Vai ter uma pauta social. Então o Márcio Macedo, da Secretaria Geral, tem a responsabilidade de, junto com as centrais sindicais, junto com as entidades de organização, junto com os estudantes, junto com as universidades, junto com os aposentados... a gente tem a obrigação de fazer a maior manifestação política e social, dizendo aos vinte presidentes do mundo inteiro (?), o que é que o povo deseja que a gente faça para melhorar a vida do povo", disse Lula.
Putin no G20
Lula também tem tentado politizar a reunião do G20 trazendo o ditador russo Vladimir Putin ao Brasil.
Como o Tribunal Penal Internacional, TPI, emitiu um mandado de prisão contra Putin, o russo deveria ser preso ao desembarcar no Brasil e enviado para Haia, na Holanda, para responder por crimes contra a humanidade.
O presidente, contudo, tem desqualificado a Corte para tentar agradar o ditador russo.
Neste 1º de Maio, Lula discursou para uma plateia que incluía um homem com a bandeira da Rússia com a letra "Z", símbolo usado pelos tanques de Vladimir Putin ao invadir a Ucrânia.
Leia também na Crusoé: Com bandeiras de Putin, do Hezbollah e do Hamas, sindicalistas participam de ato com Lula
Ucrânia e Faixa de Gaza
Esta não foi a primeira vez que o governo Lula não considera o caráter econômico do G20.
Em fevereiro, o ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou que o G20 deveria se envolver mais na solução dos conflitos na Ucrânia e na Faixa de Gaza.
O G20, contudo, não serve para isso.
"Vamos lembrar claramente o que é o G20. Depois de crises econômicas e financeiras em países emergentes no final dos anos 1990, formou-se um órgão vinculado ao Fundo Monetário Internacional e ao Banco Mundial, o Fórum Global para a Estabilidade. Era um fórum formado apenas por ministros de economia, finanças e comércio exterior, além de presidentes de bancos centrais", disse o embaixador Paulo Roberto de Almeida no podcast Latitude (assista abaixo).
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (5)
Antonio
2024-05-03 06:46:40Lula é um pilantra. Em 30 anos desmantelou e enterrou a competitividade industrial brasileira em nome do populismo. Suas greves desestimularam os investimentos estrangeiros no ABC paulista. Se bem conduzido o Brasil teria copiado o milagre japonês, como o fez a Coreia do Sul e a China. Estamos vivenciando um Brasil com exportações recordes no agronegócio - um boom que a nação brasileira despreza. Abraçou a luta ambientalista dos concorrentes europeus. Preservação no Brasil e agricultura aqui”
Amaury G Feitosa
2024-05-02 09:03:50Diz uma coisa, faz outra e enfia ventrem arribus da manezada e mais uma vez a ditadura comuno-fascista fará o país dos macunaíma passar vergonha.
Odete6
2024-05-01 20:30:04Esse baderneiro complexado e recalcado com a sua própria burrice e ignorância, exatamente como o baderneiro ignorante, recalcado, burro e complexado anterior, Ñ está aguentando o estertor agônico de sua vergonhosa trajetória política e está usando o cargo pra despejar toda a sua doentia revolta consigo mesmo, no planeta inteiro que não o considera, não o leva a sério e ainda ri dele como ria do palhaço anterior. Ambos têm que ir direto pra cadeia e já pra lá de passou da hora disso acontecer!!!!
Marcia Elizabeth Brunetti
2024-05-01 18:15:03Isso, idiota, o grupo G20 deve ter se arrependido amargamente de marcar esse encontro no BRasil. Pior, no Rio de Janeiro, em falência.
Sônia Adonis Fioravanti
2024-05-01 16:59:10QUANDO NINE VAI COMEÇAR A CUIDAR DO BRASIL E DIMINUIR OS GASTOS ABSURDOS ,COM MINISTÉRIOS ,VIAGENS ,CENTRÃO ETC