Lula: "Eu sempre quis estudar, mas..."
O presidente Lula divulgou nesta terça, 23, uma desculpa para não ter estudado durante a sua vida. "Eu não tenho diploma universitário. Fui torneiro mecânico durante 27 anos dentro da fábrica. Eu sempre quis estudar, mas a pobreza era tão grande na minha casa que não tive essa oportunidade. Por isso, tenho uma obsessão pela...
O presidente Lula divulgou nesta terça, 23, uma desculpa para não ter estudado durante a sua vida.
"Eu não tenho diploma universitário. Fui torneiro mecânico durante 27 anos dentro da fábrica. Eu sempre quis estudar, mas a pobreza era tão grande na minha casa que não tive essa oportunidade. Por isso, tenho uma obsessão pela área da educação. E mesmo assim, fui o primeiro filho da Dona Lindu a ter uma profissão, a ter um ensino técnico, a ter uma casinha de 33m². E fui o único a ser presidente da República para representar os interesses do povo brasileiro", escreveu o presidente.
Lula não é pobre há bastante tempo. Em sua última declaração de bens para o Tribunal Superior Eleitoral, em 2022, ele afirmou ter acumulado 7,4 milhões de reais.
A verdade é que o petista sempre desprezou os livros. Para ele, a leitura é perda de tempo.
No início de 2023, ele afirmou que os livros de economia estavam "superados".
Em abril deste ano, Lula mandou uma mensagem para o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, dizendo: "O Haddad tem de, sabe, ao invés de ler um livro, ele tem de perder algumas horas conversando no Senado e na Câmara".
O uso de "ao invés" mostra bem seu raciocínio: quem lê um livro deixa de fazer algo importante: conversar no Congresso.
Em 1981, durante uma entrevista para o programa Canal Livre, na TV Bandeirantes, o então sindicalista confessou: "Eu sou muito preguiçoso. Até para ler eu sou preguiçoso. Eu não gosto de ler. Eu tenho preguiça de ler. Isso é uma questão de hábito. Tem companheiro que passa um dia lendo um livro. Eu não consigo. Eu estou com um livro aí, aquele 1984, a Conquista do Estado, faz três meses e eu estou na página 300".
Outros sindicalistas dos tempos de Lula conseguiram estudar e obter o diploma universitário.
Um exemplo é Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho, que conseguiu o diploma de Direito em 2004, aos 48 anos.
Leia em Crusoé: Para Lula, ler livro é deixar de fazer alguma coisa
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (6)
Amyr G Feitosa
2024-07-24 15:55:29Estudar é coisa de mané, pra negociar com empteiteiras o bê-a-bá basta.
Franco
2024-07-23 21:29:29Essa praga trabalhou 27 anos? Mentiroso. Roubar e beber é o que ele sabe fazer. Ah, mentir também.
KEDMA
2024-07-23 20:05:37Ele “representa” bem os interesses do povo brasileiro. #ForaLula! Ele mesmo deu seu diagnóstico: preguiça. Só não tem preguiça para falar demais sobre o que desconhece. #ForaLula!
ADRIANO
2024-07-23 17:37:50Vagabundo por convicção.
Dovanil Ferraz Camargo J�nior
2024-07-23 17:11:36Mentiroso....preguiçoso....essa fortuna declarada está muito pequena....só de salário de presidente que ele não gasta um mísero real já deu para acumular milhões....mais as palestras fake mais alguns....essa quantia está com certeza subfaturada......
AEC
2024-07-23 16:38:11Nunca quis estudar! Ficou morrendo de inveja quando o Vicentinho se graduou!