Lula está mesmo em briga com o Master?
Não dá para o presidente dizer que está em briga contra os magnatas corruptos do Master, quando ele já admitiu ter se encontrando com Vorcaro e petistas tentam impedir uma investigação no Congresso
O presidente Lula (foto), em pré-campanha não oficial, tem dito em seus discursos que está apoiando as investigações sobre o banco Master, de Daniel Vorcaro.
"Vocês estão vendo a nossa briga com o tal do banco Master. Estão vendo? Esse banco que deu um desfalque de quase 80 bilhões. É a primeira vez na história do Brasil que nós estamos perseguindo os magnatas da corrupção deste país. Não é prender o cara que está na favela ou matar ele, não. É prender aquele que está de terno e gravata roubando e mora em uma cobertura em Miami", disse o presidente nesta terça, 10.
Mas há boas razões para desconfiar das reais intenções do presidente.
Os partidos da base do governo, em geral, não apoiaram o pedido feito pelo deputado Carlos Jordy (PL) para abrir uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar o banco Master.
No PT, apenas o senador Fabiano Contarato votou a favor das investigações legislativas.
Deputados petistas só ficaram à vontade para assinar o pedido de uma CPI do banco Master, de autoria de Rodrigo Rollenberg (PSD), que seria restrita à Câmara, teria menos abrangência e menos chances de avançar.
Encontros com Vorcaro
Além disso, sabe-se que antes de o escândalo do Master estourar, Lula encontrou-se com o "magnata" Vorcaro.
No dia 4 de fevereiro, o presidente admitiu que reuniu-se com o banqueiro em dezembro de 2024.
O encontro não foi registrado na agenda oficial.
Segundo o petista, quem fez a ponte foi o ex-ministro e economista Guido Mantega (na foto, com Dilma Rousseff).
Mantega é um homem da máxima confiança de Lula. Segundo o Metrópoles, ele foi contratado como consultor da instituição financeira ainda no início de 2024.
Ainda segundo o site, Mantega foi quatro vezes ao Palácio do Planalto.
Outro aliado de Lula, Ricardo Lewandowski, recebeu 5,2 milhões de reais do Banco Master enquanto era ministro da Justiça do atual governo.
Com tudo isso, não dá para Lula dizer que está em briga contra os magnatas corruptos do Master, quando encontrou-se pessoalmente com Daniel Vorcaro, sem deixar rastros, e os petistas fizeram o impossível para impedir uma investigação no Congresso.
No mais, vale lembrar que a primeira vez na história do Brasil em que os magnatas da corrupção foram perseguidos foi na Lava Jato.
E, na operação, Lula foi condenado e permaneceu preso por 580 dias na carceragem da Polícia Federal em Curitiba.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Aldo
2026-02-10 17:14:37Mise-en-scène.