Lula e Amorim querem dar segunda chance a Maduro
O presidente Lula e o seu assessor especial Celso Amorim querem dar uma segunda chance para o ditador da Venezuela, Nicolás a Maduro (foto). De acordo com reportagem do jornal Valor publicada nesta terça, 13, Lula propôs em reunião ministerial da semana passada uma "espécie de segundo turno" na Venezuela. Amorim confirmou a história para...
O presidente Lula e o seu assessor especial Celso Amorim querem dar uma segunda chance para o ditador da Venezuela, Nicolás a Maduro (foto).
De acordo com reportagem do jornal Valor publicada nesta terça, 13, Lula propôs em reunião ministerial da semana passada uma "espécie de segundo turno" na Venezuela.
Amorim confirmou a história para o Valor: "É como se fosse um segundo turno das eleições. Essa ideia não é nova, existe desde o início do problema".
Em uma eventual outra eleição, Maduro teria a oportunidade de realizar uma fraude mais caprichada, de forma a não ser questionado depois.
É esse o objetivo de Lula e Amorim.
A eleição do dia 28 provou-se um erro estratégico para Maduro.
Os eleitores votaram massivamente em urnas auditadas, que imprimiram atas com os resultados.
Essas atas, que hoje estão nas mãos de milhares de venezuelanos e em um site de internet, provam que o resultado divulgado pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) não condiz com os números obtidos nas urnas. Quem venceu foi o candidato opositor Edmundo González Urrutia.
Em uma possível outra eleição, Maduro poderia corrigir esses procedimentos, para evitar um transtorno parecido.
Maduro, então, poderia se declarar vitorioso sem ser contestado, enquanto Lula e Amorim livrariam a própria cara.
O apoio de Lula e Amorim ao ditador, mesmo diante de uma clara fraude eleitoral, tem gerado constrangimento dentro e fora do Brasil.
Uma "espécie de segundo turno", então, seria a solução ideal para a dupla brasileira.
Mas Lula e Amorim não precisam tirar nenhuma solução da cartola.
Bastaria que eles validassem os resultados divulgados pela oposição, com a comprovação das atas.
A eleição já ocorreu, e o desejo do povo venezuelano foi expresso nas urnas.
Se são de fato defensores da democracia, Lula e Amorim têm por obrigação defender a soberania popular.
Só não fazem isso por proximidade ideológica e por interesses outros.
Leia na Crusoé: No colo do ditador
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (9)
ADRIANO
2024-08-14 14:26:24Desonestidade e covardia: a gente vê aqui no Brasil.
Paulo Saboia
2024-08-13 21:53:42"Democracia é o império das regras do jogo", escreveu Norberto Bobbio, um dos maiores intelectuais dos tempos atuais. Se a regra do jogo na Venezuela não prevê segundo turno, de onde Lula e dom Ratinho tiraram essa ideia estapafúrdia, desavergonhada e absolutamente ilegal, mesmo para o padrão ditatorial de dom Ratão?
Pedro luiz Lepri
2024-08-13 17:17:39Será que é medo de Maduro fazer uma delação. A Sra Monica Moura explica (segundo Felipe Moura Brasil).
100413CAIO02
2024-08-13 17:16:01Infelizmente nosso presidente, assim como seu capachindo, só nos envergonham, mostrando sua predileção por ditadores sanguinários por este mundo afora. Nada de segunda chance para Maduro, o povo venezuelano já mostrou sua repulsa a este indivíduo desqualificado em todos os sentidos. Fora Maduro e nunca mais Lula!
Geovani Aliatti
2024-08-13 16:13:04Como o próprio ditador se vangloriou: as urnas venezuelanas são auditadas. Sendo assim, onde estão as atas? O celso capachim as engoliu? Auditoria sim, nova eleição NÃO!
Manoel Antonio Da Fonseca Couto Gomes Pereira
2024-08-13 15:03:31Papo de bêbado!!!
Amaury G Feitosa
2024-08-13 14:54:51Nosso covarde ditador mesmo acusado por Maduro de fraudar sua eleição não sem despudor o bajula envergonhando a nação dos manés ... e por favor nào censurem a dura verdade.
MARCOS ANTONIO RAINHO GOMES DA COSTA
2024-08-13 14:24:17OUTRA COISA NÃO SE PODE ESPERAR DE UM EX-PRESIDIÁRIO.
Maria
2024-08-13 13:29:55Lula pode dar mil chances para o Maduro, o Brasil não. Diga me com quem andas que te direi quem és.Que nojo dessa jogatina!