Lula, de volta a Abreu e Lima
Lula deve retomar um visita oficial, abandonada em cima da hora três meses atrás: nesta quinta-feira, 18, é esperada a visita do petista a refinaria de Abreu e Lima, em Pernambuco. A estação de refino da Petrobras é um dos símbolos do mau uso do dinheiro público e da corrupção em larga escala que foi...
Lula deve retomar um visita oficial, abandonada em cima da hora três meses atrás: nesta quinta-feira, 18, é esperada a visita do petista a refinaria de Abreu e Lima, em Pernambuco. A estação de refino da Petrobras é um dos símbolos do mau uso do dinheiro público e da corrupção em larga escala que foi desvelada e combatida na Operação Lava Jato.
O petista deve ir ao estado e visitar a unidade, que começou a sair do papel ainda no primeiro mandato dele, em 2005. À época, o projeto pretendia revolucionar o país ao tratar óleo cru e pesado, refinando em combustíveis dentro dos menores padrões possíveis de impacto ambiental.
Ao total, o projeto custaria cerca de 2,5 bilhões de dólares, em valores da época. Em 2014, no entanto, quando o rombo causado pelas empreiteiras e pelos diretores da Petrobras indicados pelo partido veio à tona pela Petrobras, o custo da refinaria já chegava a astronômicos 18,5 bilhões, ou oito vezes o valor original.
Em 2021, o governo Jair Bolsonaro tentou mas não conseguiu se desfazer da unidade em Ipojuca (PE). Logo depois anunciou um investimento de 1 bilhão de dólares na usina, que é altamente deficitária.
A ida de Lula à região deverá dar uma sobrevida a outra proposta sua revisitada de seu primeiro mandato: o Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC. Durante sua planejada ida a Pernambuco, o presidente deve anunciar investimentos no Porto de Suape, no aeroporto de Caruaru e na própria refinaria.
A visita também deve representar mais um aceno seu de aproximação com a governadora do estado, Raquel Lyra (PSDB). Nos últimos meses, os dois têm articulado uma aproximação considerada, em um primeiro momento, improvável — já que ela é uma figura tucana em um estado de bastante presença da esquerda. Apesar disso, Lyra esteve no ato de 8 de Janeiro em Brasília e deve indicar um candidato a prefeito no Recife este ano, com as bênçãos do petista.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (5)
100413CAIO02
2024-01-15 09:23:56Essa usina, cujo projeto inicial já era um absurdo, não está pronta ainda e já teve seus custos multiplicado por quase 8 vezes é um pasto para os amigos do rei e seus apaniguados. Que o digam as grandes empreiteiras ...
Odete6
2024-01-15 02:49:27Quando será que ao invés do traste aparecer grunhindo em algum lugar, sairá definitivamente de toooodos os lugares, realizando assim o sonho dos BRASILEIROS DECENTES????
ANDRÉ MIGUEL FEGYVERES
2024-01-14 17:53:20Rumo ao atraso, a vanguarda petista não aprende! Depois criticam Sérgio Moro que prendeu toda essa canalhada petista por comprovada e absurda corrupção.
Andre Luis Dos Santos
2024-01-14 12:32:32E os Tucanos por um acaso não sao de esquerda? Aliás, se não tivessem melado com a lava-jato teríamos hoje muitos tucanos condenados. Sobre Abreu e Lima e outros potenciais “investimentos” na região, as grandes empreiteiras corruptas e a PTralhada imunda devem estar todos excitados (oops, sorry, todEs excitadEs) com a perspectiva (ou a certeza) dos superfaturamentos e pixulecos. O Moch já pode até deixar a mochila pronta para fazer as “visitas” dele.
MARCOS ANTONIO RAINHO GOMES DA COSTA
2024-01-14 10:54:32O LADRÃO VOLTA A CENA DE UM DOS SEUS INÚMEROS CRIMES.