Lula ataca "aventureiros de extrema-direita" e "nacionalismo primitivo, conservador e autoritário" na ONU
O presidente Lula discursou nesta terça, 19, na Assembleia-Geral da ONU, em Nova York. Além de retomar temas como crise climática, fome e desigualdade, Lula atacou "aventureiros de extrema-direita" e o "nacionalismo primitivo, conservador e autoritário" no púlpito da organização "Os governos precisam romper com a dissonância cada vez maior entre a 'voz dos mercados'...
O presidente Lula discursou nesta terça, 19, na Assembleia-Geral da ONU, em Nova York.
Além de retomar temas como crise climática, fome e desigualdade, Lula atacou "aventureiros de extrema-direita" e o "nacionalismo primitivo, conservador e autoritário" no púlpito da organização
"Os governos precisam romper com a dissonância cada vez maior entre a 'voz dos mercados' e a 'voz das ruas'. O neoliberalismo agravou a desigualdade econômica e política que hoje assola as democracias. Seu legado é uma massa de deserdados e excluídos. Em meio aos seus escombros surgem aventureiros de extrema direita que negam a política e vendem soluções tão fáceis quanto equivocadas.", disse Lula. "Muitos sucumbiram à tentação de substituir um neoliberalismo falido por um nacionalismo primitivo, conservador e autoritário."
O presidente não citou nominalmente o ex-presidente Jair Bolsonaro, mas as frases mostram que Lula continua se medindo com o seu rival e levou a política ao palco global.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
Amaury G Feitosa
2023-09-19 14:49:30Assim falou Zaratustra com a espada enfiada no fiofó dos Manés ...
ROBERTO
2023-09-19 13:05:52Tudo o que Lula fala não pode ser levado a sério. Lula é um ator permanente e ninguém realmente sabe o que ele pensa. Talvez nem mesmo ele saiba, depois de tantas década de prática de mentira.
Marcia Elizabeth Brunetti
2023-09-19 11:29:46Um aventureiro de extrema-esquerda atacando aventureiros de extrema-direita. Espero que a maioria dos participantes dessa Assembleia sejam coerentes e desconsiderem as palavras desse ancião acéfalo.