Lula assume que quer importar censura chinesa
Petista pediu a Xi Jinping mandar pessoa de sua confiança para conversar sobre o que o Brasil pode fazer para regulamentar redes sociais

O presidente Lula afirmou na China nesta quarta, 14, que o ditador Xi Jinping enviará, a seu pedido, um representante ao Brasil para conversar sobre a regulamentação das redes sociais.
A China é o país que mais promove a censura em todo o mundo.
Além de controlar tudo o que é publicado nas redes em tempo real, o regime chinês usa as novas tecnologias para fazer vigilância em massa e promover os seus cidadãos que seguem comportamentos considerados desejáveis pelo Partido Comunista.
Conteúdo nocivo
Em uma coletiva de imprensa, Lula foi questionado sobre uma notícia dizendo que a primeira-dama Janja teria reclamado do "conteúdo nocivo" de extrema-direita publicado na rede Tik Tok.
O petista se mostrou irritado com o vazamento do conteúdo da reunião pela imprensa e disse que, a seu pedido, o ditador Xi Jinping enviará ao Brasil uma pessoa de sua confiança para "conversar conosco sobre o que que a gente pode fazer sabe nesse mundo digital".
"A primeira coisa que eu acho estranho é que como é que essa pergunta chegou à imprensa porque estavam só meus ministros, o Alcolumbre e o Elmar [Nascimento]. Então alguém teve a pachorra de ligar para alguém e contar uma conversa que teve num jantar em que era uma coisa muito confidencial e uma coisa muito pessoal. E, depois, [fui] eu que fiz a pergunta, não foi a Janja. Eu que fiz a pergunta", disse Lula.
"Eu perguntei ao companheiro Xi Jinping se era possível ele enviar para o Brasil uma pessoa da confiança dele para a gente discutir a questão digital, e sobretudo do TikTok. Aí a Janja pediu a palavra para explicar o que que está acontecendo no Brasil, sobretudo contra as mulheres e contra as crianças. Foi só isso. E ele disse uma coisa que era óbvia: o Brasil tem o direito de fazer a regulamentação. Ainda bem que estava o Elmar, em nome da Câmara, e o Davi [Alcolumbre], que sabem que a gente tem que regulamentar. Não é possível a gente continuar com as redes digitais cometendo os absurdos que cometem e a gente não ter a capacidade de fazer uma regulamentação. Para mim, foi uma coisa simplesmente normal. E ele vai mandar uma pessoa. É isso que importa. Ele vai mandar uma pessoa especialmente para conversar conosco sobre o que é que a gente pode fazer nesse mundo digital. É isso que aconteceu. Nada mais do que isso. Eu não sei por que alguém achou que isso era novidade e foi falar para a imprensa", disse Lula.
A ver se o Brasil, em alguns anos, terá o Grande Firewall de Lula, assim como hoje já existe o Grande Firewall digital da China.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Clayton De Souza pontes
2025-05-14 13:09:21O Lula já falou que inveja a força do PC chinês. Deve ser por isso que só anda acompanhado de ditadores e tentar aprender pra implantar no Brasil