Lula apoia a paz com ELN, mas grupo diz que seguirá com sequestros e extorsões
O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, assinou na sexta, 9, um acordo para um cessar-fogo a partir de 8 de agosto com Antonio Garcia, representante do grupo terrorista Exército de Libertação Nacional, ELN. O encontro foi promovido pelo ditador de Cuba, Miguel Díaz-Canel (ao centro da foto). No sábado, 10, o presidente Lula publicou uma...
O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, assinou na sexta, 9, um acordo para um cessar-fogo a partir de 8 de agosto com Antonio Garcia, representante do grupo terrorista Exército de Libertação Nacional, ELN. O encontro foi promovido pelo ditador de Cuba, Miguel Díaz-Canel (ao centro da foto).
No sábado, 10, o presidente Lula publicou uma mensagem nas redes sociais apoiando as negociações de paz: "Parabenizo a Colômbia, em particular o presidente Gustavo Petro, pelo acordo de cessar-fogo com o ELN. Um passo fundamental na construção da paz para os povos latino-americanos e uma reafirmação da vocação de paz da América do Sul".
Mas negociações de paz são processos incertos, pois grupos criminosos frequentemente se recusam a obedecer o que foi combinado.
Um dia antes do aperto de mãos em Havana, o chefe negociador do ELN, Pablo Beltrán, afirmou que o acordo de um cessar-fogo feito em Havana com o governo colombiano não incluía as atividades de financiamento dos criminosos.
Ao ser questionado sobre que atividades de financiamentos seriam essas, Beltrán disse que se referia aos "impostos" que são cobrados do povo, o que na realidade significa extorsões. Sobre sequestros, ele afirmou que "se não forem necessários, não serão feitos".
O bando criminoso, assim, acredita que continuará livre para atacar a população colombiana a partir do dia 8 de agosto.
As declarações de Beltrán causaram indignação entre os membros do governo que participaram das negociações. Esses representantes dizem que o ELN teria de suspender todas as atividades ilegais durante o cessar-fogo para proteger a população.
Depois do dia 8 de agosto, os colombianos saberão qual é exatamente o nível de compromisso do ELN nessas negociações.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Amaury G Feitosa
2023-06-13 08:24:00Por que alguém ainda se espanta em ver Lula apoiar criminoss? ora senhores em que mundo vocês vivem? É solidário a seus iguais e que sonha um dia seus súditos ... perde tempo que usaria melhor no sofá e cama nova já que, comoeu, está chegando aos oitenta e a hora é esta.