Liz Truss renuncia após 45 dias no cargo: vitória da alface
A primeira-ministra britânica, Liz Truss, renunciou ao cargo nesta quinta, 20. "Reconheço que, dadas as circunstâncias, não serei capaz de cumprir as promessas em nome das quais fui eleita pelo Partido Conservador", disse ela. Minutos depois, o tabloide Daily Star divulgou uma foto de uma alface sorrindo com a bandeira britânica e uma xícara com a...
A primeira-ministra britânica, Liz Truss, renunciou ao cargo nesta quinta, 20. "Reconheço que, dadas as circunstâncias, não serei capaz de cumprir as promessas em nome das quais fui eleita pelo Partido Conservador", disse ela.
Minutos depois, o tabloide Daily Star divulgou uma foto de uma alface sorrindo com a bandeira britânica e uma xícara com a frase "keep calm" (mantenha a calma).
"A primeira-ministra Liz Truss finalmente renunciou, em uma vitória gloriosa da alface do Daily Star", dizia uma mensagem.
Quando Truss começou a balançar no posto, no final de setembro, o jornal fez uma aposta de quem duraria mais: Truss ou a alface.
Agora, com sua saída, Truss tornou-se a primeira-ministra mais breve da história do Reino Unido. Ela ficou só 45 dias no cargo.
Sua queda é consequência de um plano fiscal desastroso, que prometia um corte de impostos sem mostrar como o rombo seria coberto, os mercados reagiram e forçaram Liz Truss a demitir o secretário do Tesouro, Kwasi Kwarteng.
Quem assumiu o lugar de Kwarteng foi Jeremy Hunt, que desfez quase todo o programa de Truss.
Uma vez que quase todo o seu programa foi para o lixo, jornalistas, opositores e membros do Partido Conservador começaram a questionar a sua permanência no cargo.
Truss disse inicialmente que não pensava em renunciar, até falar no púlpito com microfone da rua Downing Street nesta quinta.
Agora caberá ao Partido Conservador realizar uma nova disputa interna para escolher outro líder, o qual se tornará o próximo primeiro-ministro. Até lá, Truss permanecerá no posto.
O surpreendente é que o Partido Conservador acabou de passar por esse processo, que foi deflagrado com a renúncia de Boris Johnson, em julho.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (4)
MARCOS
2022-10-20 15:56:10Comentário complicado, de difícil entendimento.🤔 O que tem a ver Maria Antonieta e Luiz XVI com Liz Truss e Charles III?
Paulo
2022-10-20 14:07:33Recentemente foi feita uma pesquisa de levantamento sobre o valor atual de, apenas, todos os vestidos e sapatos de Maria Antonieta_decapitada também, como Luis XVI: US$ 400.000.000😱. Conclusão: a monarquia serve mais para virar piada, ou sinônimo do que um ser humano consegue, em termos de realização de completos absurdos. Diante disso, todo orgulho silencia. Por isso essa classe decai a cada ano. Chega dessa inutilidade👎🏻
Paulo
2022-10-20 13:44:12Eu (e, acredito que milhões de britânicos) me pergunto sobre um porquê_ao menos razoável, de se manter a monarquia e seu imenso peso em custos para os ingleses arrastarem nessa sequência de crises econômicas do R.U. Somente as joias a serem usadas na coroação de Charles III valem US $ 4.000.000.000 (sim, fiz questão de usar todos os zeros😱). Um monarca que precisa de um funcionário para colocar pasta de dente em sua escova. Isto é um acinte a qualquer tentativa de justificação. Ridículo demais.
GIL FERREIRA FERNANDEZ
2022-10-20 11:35:52Eu não tenho muita certeza, mas acho que eles estão sentindo a saída da UE e as consequências da guerra na porta de casa.