Lira recua e fecha acordo com oposição pela distribuição de cargos da Mesa Diretora
O presidente da Câmara, Arthur Lira (foto), recuou e fechou acordo para a distribuição de cargos da Mesa Diretora a partidos que integraram o bloco de Baleia Rossi, do MDB, na eleição de segunda-feira, 1º. Graças ao acerto, PT e PSB assumirão cargos de destaque no órgão que dirigirá os trabalhos da casa pelos próximos...
O presidente da Câmara, Arthur Lira (foto), recuou e fechou acordo para a distribuição de cargos da Mesa Diretora a partidos que integraram o bloco de Baleia Rossi, do MDB, na eleição de segunda-feira, 1º. Graças ao acerto, PT e PSB assumirão cargos de destaque no órgão que dirigirá os trabalhos da casa pelos próximos dois anos.
O acordo fechado no fim da tarde desta terça-feira, 2, entrega a primeira vice-presidência ao PL, que deve indicar ao posto Marcelo Ramos. A ele, caberá a análise dos requerimentos de informação a outros órgãos do Poder Público.
O PSD faturou a segunda vice-presidência, incumbida de examinar os pedidos de reembolso de despesas médico-hospitalares dos deputados e de estimular a interação institucional com órgãos do Poder Legislativo nos estados e no DF.
A primeira secretaria ficará com Luciano Bivar, comandante nacional do PSL, que atuará à frente da gestão dos serviços administrativos. A segunda secretaria vai às mãos do PT, o qual será responsável pelas relações internacionais.
O PSB comandará a terceira secretaria. O partido indicará ao cargo Marcelo Nilo, que deverá examinar os requerimentos de licença e justificativas de falta apresentadas por parlamentes e autorizar o reembolso de despesas com passagens aéreas internacionais. Responsável pela supervisão do sistema habitacional da Câmara, a quarta secretaria será destinada ao Republicanos.
Com o acerto, o PDT prometeu retirar o mandado de segurança impetrado no Supremo Tribunal Federal contra o ato de Lira que, na segunda-feira, 1,anulou a formação do bloco de Baleia, inviabilizando candidaturas da oposição e abrindo mais espaço para o Centrão. O ministro Dias Toffoli havia estabelecido prazo de dez dias para o presidente da Câmara explicar a decisão.
As candidaturas serão protocoladas às 20 horas, e a eleição da Mesa está prevista para esta quarta-feira, 3, às 10 horas. Lira ainda quer instaurar amanhã a Comissão Mista de Orçamento, CMO, e, para isso, deve conversar com o novo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (9)
Luiz
2021-02-03 01:02:08Aquele papo de seguir o regulamento, logo após o resultado da eleição, foi só retórica política, como sempre. Toda aquela palhaçada para renegociar os mesmos cargos com os mesmo partidos.
Eduardo
2021-02-02 23:43:43Só no Brasil para um corrupto bandido travestido de deputado continuar solto pagou até imposto de renda sobre o roubo de dinheiro público e ainda dividiu em cem vezes
Oliver
2021-02-02 20:45:38Chin-chin$$$$$$
QUEM É JOHN GALT ?
2021-02-02 19:44:53Os militares, como mostrou o general Pazzuelo, não serve para nenhum trabalho relevante ao país. Só serviram para enganar os brasileiros incautos, que enxergaram neles, mesmo sem qualquer evidência, uma honra que nunca existiu. Lembro de quando nas manifestações, via cartazes pedindo intervenção militar. Está aí a tal intervenção militar. Esse arranjo com o Centrão, retrata a tal intervenção militar. Esse sistema é todo podre. E alguns acharam que a maçã podre Bolsonaro iria ser diferente.
Maria
2021-02-02 19:18:03Pelo que entendi a maioria dos cargos são de interesses pessoais dos senadores e nao do povo né? Por isso tanta disputa.
José
2021-02-02 19:14:08Deu uma ninharia as quadrilhas, tá bom demais
SONIA
2021-02-02 19:03:43Já começou mal. Voltou atrás na palavra, beneficiou adversários . Que decepção!
Heloisa
2021-02-02 18:41:57Um cafajeste clone do genocida sociopata até na aparência ,na risada de hiena.
Joao
2021-02-02 18:28:59Uma raposa tomando conta do galinheiro, dá certo??? Quem botou, apesar de não tá sabendo ainda, mas é quem vai pagar o pato!!!!