Lira anula bloco de Baleia Rossi e pode ficar com maioria de cargos da Mesa Diretora
O primeiro ato de Arthur Lira à frente da Câmara dos Deputados trouxe ao Congresso lembranças dos velhos tempos de Eduardo Cunha. Lira anulou a decisão de Rodrigo Maia de autorizar a formação do bloco de apoio a Baleia Rossi, composto por dez partidos, Com isso, ficaram suspensas as candidaturas aos demais cargos da Mesa...
O primeiro ato de Arthur Lira à frente da Câmara dos Deputados trouxe ao Congresso lembranças dos velhos tempos de Eduardo Cunha. Lira anulou a decisão de Rodrigo Maia de autorizar a formação do bloco de apoio a Baleia Rossi, composto por dez partidos, Com isso, ficaram suspensas as candidaturas aos demais cargos da Mesa Diretora. A eleição para os outros componentes da cúpula da Câmara ficou para terça-feira, 2.
Com a decisão, Lira fez prevalecer a posição que defendeu com batidas na mesa e aos berros em reunião de líderes na tarde de segunda-feira, 1. Partidos de oposição, que apoiavam Baleia Rossi, reclamaram que uma pane no sistema Infoleg da Câmara atrasou o registro do bloco do emedebista, que acabou sendo feito depois do prazo de meio-dia.
Derrotados na eleição para a presidência – Baleia Rossi teve somente 145 votos, contra 302 de Lira –, os partidos que deram sustentação ao candidato apoiado por Rodrigo Maia não descartam um recurso ao Supremo Tribunal Federal para questionar a virada de mesa do novo presidente da Câmara. O deputado Kim Kataguiri já avisou que pedirá ao Supremo que declare o ato de Lira como nulo, por meio de um mandado de segurança.
Caso a medida não seja revertida, o bloco de Arthur Lira ganhará o direito de ocupar a maior parte dos cargos na Mesa Diretora, em virtude da regra da proporcionalidade no preenchimento dos postos. A tendência é que todos os cargos titulares, à exceção da quarta secretaria, fiquem nas mãos dos aliados de Lira.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (8)
André
2021-02-02 20:40:02Podiam se matar, seria um presente para o povo.
Jose
2021-02-02 08:52:34Tanto faz. A época do saqueamento do patrimônio público começou. Os Bozistas estão delirando: eles estão quase chegando as 300.000 assassinatos, protegeram o chefe contra o impeachment e ainda por cima abriram a porteira de vez para que o centrão aniquile o que resta do patrimônio público. Ontem a noite houve muita festa nos esgotos brasileiros. Tudo, ê claro, ao som das músicas bestiais gravadas pelo demônio. Bozistas, vocês são seres decrépitos, perversos e pervertidos
CARLOS
2021-02-02 06:26:09Fez muito bem. Os partidos que apoiaram um e votaram no outro merecem o gostinho da traição. Daqui para a frente é esperar que o fundo do poço chegue com máxima velocidade para reduzir a agonia.
Odete6
2021-02-02 04:54:15Pra surpresa de ninguém, começou!!!! Já no primeiro minuto, a canalhice inaugural. A primeira de uma série. VERGONHOSAMENTE, CRIMINOSAMENTE.
Suzane
2021-02-02 00:46:43Esses parlamentares são uma vergonha! Não sei quem é pior: o diabo (Lira) ou o seu secretário (Rossi)... De qualquer maneira, quem sofrerá somos nós, os brasileiros...
Ricardo
2021-02-02 00:14:55Muito bom!! Mas pra muitos daqui que tristonhos!
Fernao
2021-02-02 00:14:44Ao vencedor as batatas
Donizetti
2021-02-02 00:06:14Parabéns ao deputado Arthur Lira. Que faça um mandato voltado para o Brasil.