Lewandowski nega pedido para obrigar Alcolumbre a agendar sabatina de Mendonça
O ministro Ricardo Lewandowski (foto), do Supremo Tribunal Federal, rejeitou nesta segunda-feira, 11, um pedido dos senadores Alessandro Vieira e Jorge Kajuru para obrigar o presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, Davi Alcolumbre, a agendar a sabatina de André Mendonça. A designação de Mendonça para a sucessão de Marco Aurélio Mello no...
O ministro Ricardo Lewandowski (foto), do Supremo Tribunal Federal, rejeitou nesta segunda-feira, 11, um pedido dos senadores Alessandro Vieira e Jorge Kajuru para obrigar o presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, Davi Alcolumbre, a agendar a sabatina de André Mendonça.
A designação de Mendonça para a sucessão de Marco Aurélio Mello no STF está travada no Senado há três meses. Os senadores argumentam que, ao deixar de pautar a análise da indicação, Alcolumbre interfere no "sadio equilíbrio entre os
Poderes" e alegam que o presidente da CCJ não pode se valer "da posição que ocupa para postergar sem qualquer fundamento razoável a realização de sabatina".
Lewandowski, no entanto, anotou que a Constituição Federal estabelece que a escolha, aprovação e nomeação de integrantes do STF é competência exclusiva de Executivo e Legislativo, numa ação combinada, "sem qualquer intromissão do Judiciário".
"A jurisprudência desta Suprema Corte, em observância ao princípio constitucional da separação dos poderes, é firme no sentido de que as decisões do Congresso Nacional levadas a efeito com fundamento em normas regimentais possuem natureza interna corporis, sendo, portanto, infensas à revisão judicial", emendou.
O ministrou ainda apontou um problema técnico na ação. Lewandowski avaliou que Alessandro Vieira e Jorge Kajuru não demonstraram qual direito deles teria sido violado pelo presidente da CCJ e, por isso, não têm legitimidade para mover o mandado de segurança.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (6)
FRANCISCO AMAURY GONÇALVES FEITOSA
2021-10-12 15:40:27santa ingenuidade alguém achou que algum sinistro da Corte Solta Ladraum faria algo? acordem idiotas.
Jaime
2021-10-12 12:10:31...queria saber em que lugar da Constituição Federal prevê fatiamento de julgamento (caso de Dilma Rousseff).
ANTONIO
2021-10-12 09:16:50Levadolar e Alcapone unidos.... estou começando a crer que o Mendonça é o melhor opção entre os piores.
Edênia
2021-10-12 00:21:02Decisões de Lewandowski são passíveis de suspeitas . Suas avaliações dependem sempre dos interesses dos quais defende
Fabiola
2021-10-11 23:38:51Nojento! Estão enrolando pra que possam puxar o tapete do Bolsonaro, simples assim…
Romeu
2021-10-11 19:01:26Trata se de uma provocação de parte do presidente da CCJ. do Senado! Isso é uma vegonha, ter no parlamento uma figura desse nível! As eleições estão próximas .......o povo certamente mandará essa figura para casa.