Lewandowski manda estados e DF informarem estoque de seringas e agulhas
O ministro Ricardo Lewandowski (foto), do Supremo Tribunal Federal, determinou nesta quinta-feira, 14, que os 26 estados e o Distrito Federal informem, em cinco dias, a quantidade de agulhas e seringas disponíveis nos estoques. De acordo com o despacho, os governos estaduais deverão detalhar o número de produtos reservados à execução do Plano Nacional de...
O ministro Ricardo Lewandowski (foto), do Supremo Tribunal Federal, determinou nesta quinta-feira, 14, que os 26 estados e o Distrito Federal informem, em cinco dias, a quantidade de agulhas e seringas disponíveis nos estoques.
De acordo com o despacho, os governos estaduais deverão detalhar o número de produtos reservados à execução do Plano Nacional de Vacinação, que contempla a imunização contra diversas doenças, ao atendimento das ações ordinárias da saúde pública, e ao cumprimento do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19.
A ordem ocorre após o Ministério da Saúde alegar ao STF que os estoques distribuídos pelo país têm 80 milhões de agulhas e seringas para a inoculação contra a Covid-19.
A pasta disse, entretanto, que sete estados podem não ter produtos suficientes para atender à demanda inicial, caso haja disponibilidade imediata de 30 milhões de doses de imunizantes: Acre, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco e Santa Catarina.
A informação foi contestada por secretários de Saúde, que afirmaram que os dados estão desatualizados.
Em coletiva de imprensa realizada na quarta-feira, 13, o governo declarou que age em diferentes frentes para ampliar o estoque. Em dezembro, um pregão aberto pela pasta para a compra de agulhas e seringas fracassou. O ministério buscava a aquisição de 331 milhões de itens, mas conseguiu somente 7,9 milhões de unidades dos produtos.
A abertura de um novo edital está prevista para a próxima sexta-feira, 15. Neste processo, a pasta chefiada por Eduardo Pazuello tentará garantir mais 290 milhões de unidades de agulhas e seringas.
Além disso, o ministério disse esperar 190 milhões de itens da Organização Pan-Americana de Saúde, Opas. O país também fez a requisição administrativa total de 60 milhões de seringas excedentes à Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos e Odontológicos, Abimo.
A decisão de Lewandowski trata-se de um desdobramento de uma ação em que a Rede Sustentabilidade pede que a União comprove a existência de estoque para a condução especificamente da vacinação da covid-19, ao menos para os quatro grupos prioritários.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (8)
Aguia
2021-01-15 15:45:58Sempre querendo aparecer este Petista
Sillvia2
2021-01-14 23:31:57Ficasse tudo sob o comando de um governo negacionista, teria sido melhor para quem? Afinal, era apenas uma GRIPEZINHA...
Antonio
2021-01-14 21:55:21Excrescência jurídica vossa excelência!!!
Edgar
2021-01-14 21:03:20Pelos dados do MS faltam seringas no Brasil. Claro, hidroxicloroquina, azitromicina e outros vermífugos ñ s administráveis via seringas. Demais, quem vai querer fazer uso de drogas q, até agora é, segundo estudos científicos, ineficazes para o tratamento da doença.
MARCOS
2021-01-14 19:40:40Temos um novo Presidente na República?
SERGIO
2021-01-14 19:06:52Lewandowski pensa que é o imperador do Brasil...
Mauro Carlos
2021-01-14 18:58:35Suas Excelentíssimas Excelentes Excelências não quiseram gozar férias e, agora entediados, gozam com a paciência dos provedores de lagostas & vinhos.
José
2021-01-14 18:38:18Essa atribuição deveria ser do poder executivo ( municípios, Estados , Governo federal ) . À autonomia dos poderes ainda existe ou não ? A constituição mudou ? A sociedade necessita de atualização a respeito das interpretações da carta Magna.