Lewandowski ganha menos do que um policial em SP?
"Lamentavelmente é uma distorção", disse o ministro, referindo-se à sua aposentadoria como professor da USP

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, comparou na terça-feira, 29, sua aposentadoria como professor aposentado da USP (Universidade de São Paulo) ao salário de um policial no estado de São Paulo.
"Eu sou professor da USP há 45 anos, professor titular, chefiei departamentos, estou aposentado hoje. Eu ganho menos que um policial no meu estado, que é o estado de SP. Lamentavelmente é uma distorção, polícia e professor são mal remunerados, precisamos estabelecer pisos, tetos de remuneração", disse o ministro de Lula durante audiência na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados.
A declaração foi dada em resposta às críticas do deputado Pedro Aihara (PRD-MG) aos gastos com câmeras corporais. Segundo o parlamentar, eles superam os salários dos policiais e os investimentos em saúde mental.
Quanto ganha Ricardo Lewandowski?
Como professor aposentado da USP, Lewandowski recebe 17.116,33 reais brutos, com rendimento líquido de 12.276,21 reais, conforme dados publicados no Portal da Transparência da universidade.
Ele também recebe 46.366,19 reais brutos como ministro da Justiça e Segurança Pública de Lula.
O valor líquido que ele ganha pela função é de 33.886,44 reais.
Como ministro aposentado do STF, Lewandowski tem direito a uma pensão de 46.366,19 brutos por mês.
Contudo, conforme estipulado pelo inciso XI do artigo 37 da Constituição Federal, a soma de sua remuneração como ministro da Justiça e sua pensão de ministro aposentado do STF não pode ultrapassar o teto constitucional, que é o salário de um ministro do STF.
Por isso, ele não acumula os dois valores integralmente e a pensão é ajustada para respeitar esse limite.
E um policial em SP?
O Raio-X das Forças de Segurança Pública do Brasil, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, aponta que a média salarial na Polícia Militar de São Paulo é de 7.951,98 reais.
Descontados os impostos, o valor cai para 5.356,67 reais.
Os menores salários na PM de São Paulo são dos aspirantes a oficial e alunos, cerca de 5.056,99 reais.
Os maiores, por sua vez, são dos coronéis, que recebem 28.531,64 reais brutos.
À Folha de S.Paulo, o Ministério da Justiça e Segurança Pública tentou explicar a declaração do ministro Lewandowski.
"O ministro falava no contexto da aposentadoria dos dois profissionais", afirmou, acrescentando que ele não comparava seus rendimentos totais com o salário base de um policial em início de carreira.
"O ministro reforçou, inclusive, a necessidade de melhora na remuneração dos policiais no país", acrescentou.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Eduardo
2025-05-01 13:31:41Troféu Óleo de Peroba para o Lewandowski. É de dar pena a aposentadoria dele... Brasília é nossa Ilha da Fantasia.