Levante de auditores da Receita ameaça julgamentos no Carf
A entrega coletiva de cargos de chefia feita por auditores da Receita Federal em protesto contra o governo federal depois que a categoria foi preterida dos reajustes previstos para servidores ameaça o julgamento de causas milionárias no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais, o Carf. Segundo o sindicato nacional da categoria, 635 auditores já entregaram cargos...
A entrega coletiva de cargos de chefia feita por auditores da Receita Federal em protesto contra o governo federal depois que a categoria foi preterida dos reajustes previstos para servidores ameaça o julgamento de causas milionárias no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais, o Carf.
Segundo o sindicato nacional da categoria, 635 auditores já entregaram cargos de chefia nesta quinta-feira, 23, incluindo os 44 conselheiros da Receita que renunciaram aos seus mandatos no Carf, órgão que julga recursos envolvendo autuações tributárias aplicadas pela Receita.
O levante também atinge a área de inteligência da Receita, que é fundamental no combate aos crimes de sonegação fiscal, financeiros, aduaneiros e lavagem de dinheiro. Na corregedoria do órgão, foram computadas 30 pedidos de exoneração dos cargos.
Em uma carta assinada por 17 auditores da Coordenação-Geral de Pesquisa e Investigação, o grupo afirma que a debandada se deve ao "descaso demonstrado pelo atual governo ao tratar da pauta remuneratória da categoria, descumprindo o compromisso assumido para instituir a regulamentação do bônus de eficiência, atrasada e aguardada há cinco anos".
O estopim do protesto dentro da Receita foi a inclusão de 1,7 bilhão de reais no Orçamento de 2022, por pressão do governo de Jair Bolsonaro, para reajuste salarial de parte das forças de segurança, como policiais federais e policiais rodoviários, categorias bem quistas pelo bolsonarismo. O Orçamento foi aprovado pelo Congresso na noite de terça-feira, 21.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (6)
MARCOS
2021-12-27 09:34:50Essa reação da RF já era esperada. Como se explica a existência de verba para Orçamento Secreto, Fundo Eleitoral, Aumentos de Salários para PF, PRF e DEPEN, mas não tem para outros servidores. Isso é a mais pura policagem eleitoreira. MORO na Presidência.
Maria
2021-12-24 16:33:30MORO PRESIDENTE 2022! 🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Fnc
2021-12-23 23:03:47Concurso imediato com salário menor. Milhares querem. Demite-se esses auditores por justa causa.
Fnc
2021-12-23 23:01:36Fácil resolver. Demite por justa causa, chantagem e ineficiência.
PAULO
2021-12-23 22:14:38Por que só aumentar o salário da PF? Obviamente o mini ministro da Economia, Paulo Guedes, já sabia o efeito dominó que viria. Incerteza, inflação, desemprego, miséria, esses serão o resultado da ação do mini ministro. Agora sim, acho que o boy de Chicago pode atualizar o seu currículo e colocar: EU PG, JUNTO COM O MITO, CONSEGUIMOS AFUNDAR O BRASIL DE VEZ, SUPERANDO MANTEGA E DILMA. Moro 2022 🇧🇷
Marcello
2021-12-23 20:23:11Só instituir o imposto único, nos moldes defendidos pelo prof. Marcos Cintra, que tanto cobrar, como pagar impostos será muito mais simples, inclusive, prescindindo-se da onerosa máquina de arrecadação!