Ministro do Meio Ambiente promete 'ações contundentes' para conter desmatamento
O ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite (foto), classificou como "inaceitáveis" os números que indicam a maior taxa de devastação da Amazônia em 15 anos. Leite prometeu ações "mais contundentes" para reverter o quadro e viabilizar o cumprimento da meta assumida pelo governo brasileiro de zerar o desmatamento ilegal no país até 2028. Em uma...
O ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite (foto), classificou como "inaceitáveis" os números que indicam a maior taxa de devastação da Amazônia em 15 anos. Leite prometeu ações "mais contundentes" para reverter o quadro e viabilizar o cumprimento da meta assumida pelo governo brasileiro de zerar o desmatamento ilegal no país até 2028.
Em uma coletiva de balanço da COP-26, Leite falou à imprensa nesta segunda-feira, 22, ao lado dos ministros das Relações Exteriores, Carlos França, e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina. O chefe da pasta do Meio Ambiente admitiu que o desmatamento é "a principal fragilidade" do Brasil.
O ministro lamentou os dados divulgados na semana passada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Inpe, que revelaram que a área devastada na Amazônia Legal entre 2020 e 2021 foi de 13.235 quilômetros quadrados, numa elevação de 22% em relação ao levantamento anterior.
"Diante dos números inaceitáveis de desmatamento que foram anunciados na semanada passada, junto com o ministro Anderson [Torres, da Justiça e Segurança Pública], de forma integrada, Ibama, ICMBio, Força Nacional e Polícia Federal irão atuar de forma contundente para eliminar os crimes ambientais, especialmente na Amazônia. Vamos ter mais recursos, mais homens", prometeu.
Leite lembrou que, conforme anunciado pelo ministério anteriormente, a Operação Guardiões do Bioma, que já atua no combate a incêndios, será ampliada para reprimir o desmatamento.
"Durante os últimos meses, viajei praticamente todas as semanas para a Amazônia para ver essa integração e nós, com certeza, seremos muito mais contundentes para atingir o principal objetivo dos nossos compromissos, que é eliminar o desmatamento na Amazônia Legal. Queria deixar claro que o Brasil fará seu papel", pontuou.
Antes de Leite, o ministro das Relações Exteriores disse que o recorde de desmatamento foi "surpreendente". “Diante do recente e para nós surpreendente anúncio de elevação do desmatamento na Amazônia, faço questão, logo de início, de deixar claro desde já nosso pleno empenho no cumprimento dos compromissos anunciados”, comentou Carlos França.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (9)
Heloisa
2021-11-22 22:14:16Será que este apedeuta lambe botas sabe o que é contundente e surpreende ou já decorou palavras vazias ditadas pelo Sociopata Genocida FAMILICIA, mau militar dos anos 80?!
Eliete
2021-11-22 20:20:05KKKKKK TEM GENTE QUE AINDA ACREDITA NA PALAVRA DE QUALQUER SER DO GOVERNO BOLSONARO. ESSA GENTE ACREDITA QUE A POPULAÇÃO NÃO POSSUI CÉREBRO
Maria
2021-11-22 18:28:49Discurso vazio e mentiroso. Esse desmatamento é justamente em terras da união. Depois se transformarão em grandes fazendas de soja ou pecuária.
Vasconcellos
2021-11-22 18:28:26Correção Ministro: a maior fragilidade do Brasil não é o meio ambiente; é a pobreza. A gente está tão acostumada com ela que às vezes esquece que existe. Mas é inaceitável que continue como sempre foi. Quanto ao meio ambiente, alguém acredita que "agora vai"?
LUIZ ALBERTO DE SAN JUAN
2021-11-22 16:36:15#MORO 2022 muito contundente , não é ?
PAULO
2021-11-22 16:35:17O governo Bolsonaro tem um problema de gestão numa escala jamais vista. Na pandemia, errou em praticamente todas às decisões, demorando p/ aceitar certezas, como por exemplo, q os brasileiro queriam se vacinar. No meio ambiente também é errático. Demitiu Ricardo Galvão do INPE. Segurou o Salles além do aceitável. Agora começam a fazer uma mea culpa. Porém, os q morreram de covid por culpa do governo ñ voltarão à vida, e a devastação na Amazônia vai levar tempo p/ ser recuperada. Moro
Odete6
2021-11-22 15:38:24Que conversa fiada e cínica!!! Promessas!!! Caso ""ainda"" não esteja, deveria estar sobejamente informado e já há muito, ter tomado todas as ""mais contundentes providências"", prestando à esta altura, todas as contas de edificantes ótimos resultados!!!!
Mara
2021-11-22 15:03:12Moro no primeiro turno em 2022. A única via.
Sônia Adonis Fioravanti
2021-11-22 14:46:05KKK MAIS UM PANO DE CHÃO DO PSICOPATA ,ENFEITANDO O MINISTÉRIO