Leão XIV ou Francisco II?
Nas suas primeiras declarações públicas, novo papa americano demonstra enorme afinidade com o argentino

O papa Leão XIV (foto) fez seu primeiro discurso assim que foi escolhido no Conclave, na quinta, 8.
Desde então, em seus discursos e homilias, o papa disse várias frases que vão muito em linha com as do papa Francisco.
O pontificado de Leão XIV, assim, tem tudo para ser uma continuidade do de Francisco.
Seguem algumas dessas declarações:
Construção de pontes, não de muros
Papa Leão XIV
“Precisamos tentar juntos ser uma Igreja missionária, uma Igreja que constrói pontes e diálogo, sempre aberta a receber, como nesta praça, com os braços abertos todos aqueles que precisam da nossa caridade e da nossa presença.”
Papa Francisco
“Quem pensa em construir muros, quaisquer muros, e não em construir pontes, não é cristão. Isso não está nos Evangelhos.”
Para os pobres
Papa Leão XIV
“A todos vocês, irmãos e irmãs de Roma, da Itália e de todo o mundo, queremos ser uma Igreja sinodal, que busca sempre a caridade, que busca sempre estar próxima, especialmente daqueles que sofrem.”
Papa Francisco
“Como eu gostaria de uma Igreja pobre e para os pobres!”
Inteligência artificial
Papa Leão XIV
"A Igreja oferece a todos a riqueza de sua doutrina social para responder a outra revolução industrial e aos desenvolvimentos da inteligência artificial, que trazem novos desafios para a defesa da dignidade humana, da justiça e do trabalho.”
Papa Francisco
“Peço aos líderes das nações que assegurem que a inteligência artificial permaneça centrada no ser humano, ética, transparente e responsável, com regulamentações internacionais claras para proteger a dignidade humana.”
Crianças ucranianas
Papa Leão XIV
“Trago em meu coração os sofrimentos do amado povo ucraniano. Que se faça todo o possível para se alcançar, o quanto antes, uma paz autêntica, justa e duradoura. Que todos os prisioneiros sejam libertos e que as crianças possam retornar às suas famílias."
Papa Francisco
“Rezemos pelos nossos irmãos e irmãs ucranianos: eles sofrem tanto. A guerra é cruel! Tantas crianças desaparecidas, tanta gente morta. Rezemos, por favor! Não esqueçamos da martirizada Ucrânia.”
Faixa de Gaza
Papa Leão XIV
“Dói-me profundamente o que acontece na Faixa de Gaza. Cesse imediatamente o fogo! Que seja prestado socorro humanitário à população civil exausta e que todos os reféns sejam libertos.”
Papa Francisco
“Que ninguém abandone a possibilidade de parar as armas. Cessar-fogo! Parem, irmãos e irmãs, a guerra é sempre uma derrota. Em Gaza, em particular, deixem espaços para garantir a ajuda humanitária e que os reféns sejam libertados imediatamente.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)