Lava Jato de Curitiba pede que Aras prorrogue estrutura da força-tarefa
Coordenada por Deltan Dallagnol (foto), a força-tarefa da Lava Jato de Curitiba pediu à Procuradoria-Geral da República a prorrogação por mais um ano da atual estrutura da equipe. O ofício foi encaminhado a Aras nesta quarta-feira, 26, a duas semanas do fim do atual prazo de vigência do grupo. Os 14 procuradores defendem que a...
Coordenada por Deltan Dallagnol (foto), a força-tarefa da Lava Jato de Curitiba pediu à Procuradoria-Geral da República a prorrogação por mais um ano da atual estrutura da equipe. O ofício foi encaminhado a Aras nesta quarta-feira, 26, a duas semanas do fim do atual prazo de vigência do grupo. Os 14 procuradores defendem que a força-tarefa seja mantida até o alinhamento de uma transição para o novo modelo de grupos anticorrupção.
O pedido, endereçado ainda aos subprocuradores-gerais da República que integram o Conselho Superior do Ministério Público Federal, ocorre em meio à uma crise sobre o compartilhamento da base da dados das forças-tarefas de Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro com a PGR. Aras chegou a conseguir autorização para acessar o material em julho, graças a uma decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli. Contudo, dias depois, a liminar foi revogada pelo ministro Edson Fachin, após o fim do recesso do Judiciário.
As últimas semanas foram marcadas por duras declarações de Aras contra os procuradores. Em 29 de julho, durante uma live com advogados do grupo Prerrogativas, o procurador-geral da República dedicou boa parte das duas horas de conversa a críticas à Lava Jato. Na ocasião, ele disse que a força-tarefa mantém dados de 38 mil pessoas, “que ninguém sabe como foram escolhidos”.
“Não se pode imaginar que uma unidade institucional se faça com segredos, com caixas de segredos”, criticou Augusto Aras. Aras afirmou também que é preciso "corrigir rumos" para que o "lavajatismo não perdure", no que constituiu o ataque mais frontal e aberto à Operação de combate à corrupção desferido até agora pelo PGR.
O pedido desta quarta-feira ainda ocorre no contexto da falha do plano de Aras para recrutar colaboradores para as forças-tarefas da Lava Jato em Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo, além dos grupos da Greenfield e Postalis, em Brasília. Como mostrou Crusoé, apenas 12 procuradores em todo o país se inscreveram no edital lançado em julho.
A iniciativa foi anunciada pela gestão do procurador-geral como uma forma de "reforçar" as forças-tarefas sem aumentar gastos, mas acabou vista por procuradores que já integram os grupos como uma estratégia de enfraquecer as maiores operações de combate à corrupção do país.
Isso porque as vagas que a PGR pretende abrir para auxiliar a Lava Jato não preveem dedicação exclusiva dos investigadores dentro da força-tarefa, ou seja, os procuradores terão de acumular o trabalho na operação de combate à corrupção com as atividades nos seus cargos de origem.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (8)
Lilian
2020-08-27 19:11:38Acho que ele não tem vergonha na cara não...
Odete6
2020-08-27 18:30:40"Com essa medida, segundo a nota técnica à PGR, pretende-se que somente improbidades administrativas de enriquecimento ilícito e lesão ao erário sejam merecedoras de punição, relegando à impunidade diversas condutas graves".
Odete6
2020-08-27 18:09:03ATENÇÃO CRUSOÉ!!!! CONTE E ALERTE OS LEITORES PARA ESSA ""PERIGOSA BOIADA"" LÁ NA PGR, DENUNCIADA PELO MPF: """MPF aponta ‘retrocessos’ em projeto que altera Lei de Improbidade Administrativa. Nota técnica foi enviada a Aras""". PLANEJAM NOVAS SALVAGUARDAS GERAIS PARA A BANDIDALHA GERAL!!!!
Elaine
2020-08-27 10:07:59Excepcionalmente inteligente este pedido . Cria um fato inusitado ! Que exige resposta clara . Para o convencimento dos que entendem que não existe vontade férrea por parte do PGR em desconstruir a Lava Jato. Se vai haver resposta ... isto é outra questão .
Lucia
2020-08-27 08:10:21Vamos deixar Deltan Dallagnol sozinho Penso que uma organização de apoio é urgente .
Odete6
2020-08-27 06:49:32"STF MANOBRA PARA GARANTIR A DERROTA DA LAVA JATO". (O ANTAGONISTA - Brasil 27.08.20 06:05) Os corvos crápulas não têm a mínima noção da profundidade e da extensão do ódio que estão plantando. Acham-se inatingíveis e imaginam que um povo raivoso e enfurecido preze e respeite "a pseudo-legalidade". Os corvos crápulas têm a impressão de que eles e seus donos estão salvaguardados por suas penas. Os corvos crápulas sofrerão extensiva e profundamente a 'lei da causa e do efeito'.
Odete6
2020-08-27 03:00:34É o cúmulo do cúmulo do cúmulo, a LEI, a LEGALIDADE, a MORALIDADE e a DECÊNCIA terem que "solicitar", justamente a marginais, a plena e permanente vigência!!!!!!!! É um fenômeno inacreditável!!!!!!!!
Sergio
2020-08-26 20:46:38Esse Aras é outro que defende que o Brasil continue sendo um país de virá latas como são a maioria dos da América do Sul. que saudade da ditadura! olha eu tenho 64 anos.