Latitude#83 Teaser: Guerra sem gabinete
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu (foto), dissolveu, na segunda-feira, 17 de junho, o gabinete de guerra responsável por coordenar as operações militares israelenses em Gaza. Desde os primeiros dias do conflito, as principais decisões militares do Estado judeu passavam pelo crivo dos seis ministros que integravam gabinete. Desses, três tinham poder de voto. Netanyahu,...
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu (foto), dissolveu, na segunda-feira, 17 de junho, o gabinete de guerra responsável por coordenar as operações militares israelenses em Gaza.
Desde os primeiros dias do conflito, as principais decisões militares do Estado judeu passavam pelo crivo dos seis ministros que integravam gabinete.
Desses, três tinham poder de voto. Netanyahu, o ministro da Defesa, Yoav Gallant, e o ministro sem pasta Benny Gantz.
Rival político de Netanyahu, Gantz garantia credibilidade ao gabinete como uma figura moderada e independente do governo, apesar de integrá-lo em regime de união nacional.
"O que é bom destacar em todo esse cenário atual é que, particularmente, há um dano muito grande à figura do Netanyahu", disse o professor de relações internacionais Ricardo Caichiolo, do Ibmec de Brasília, em entrevista ao Latitude no episódio deste sábado, 22 de junho.
"O gabinete de guerra trazia uma certa credibilidade, para o público externo, de que havia pessoas mais moderadas. Com o fim do gabinete de guerra, todas as decisões ficam concentradas nas mãos do Netanyahu", acrescentou Caichiolo.
Ainda não está claro como passarão a ser deliberadas as decisões de Israel sobre a guerra em Gaza.
A expectativa é que Netanyahu consulte seus ministros do gabinete de segurança, que vinha atuando como filtro sobre os temas a serem discutidos pelo gabinete de guerra.
No episódio do Latitude deste sábado, Caichiolo também comenta a nova configuração da coalizão governista israelense, o cenário político doméstico e as perspectivas para eleições antecipadas nos próximos meses.
O Latitude é um podcast semanal sobre os principais fatos da política internacional e da diplomacia brasileira que vai ao ar todos os sábados, às 18 horas.
O conteúdo integral do programa é exclusivo para assinantes de O Antagonista e da revista Crusoé, que poderão assisti-lo no YouTube.
LATITUDE, UM PODCAST PARA SITUAR VOCÊ NO MUNDO
Assista ao Latitude completo abaixo:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)