Latitude#67: O chavismo em 2024
A repressão da ditadura de Nicolás Maduro, na Venezuela, tem avançado sobre os direitos humanos em 2024, em pleno ano de eleições, esperadas para o segundo semestre. Em 9 de fevereiro, o regime prendeu a ativista Rocío San Miguel. Ela foi formalmente indiciada pela ditadura sob acusação de crimes de "traição à pátria", "terrorismo" e...
A repressão da ditadura de Nicolás Maduro, na Venezuela, tem avançado sobre os direitos humanos em 2024, em pleno ano de eleições, esperadas para o segundo semestre.
Em 9 de fevereiro, o regime prendeu a ativista Rocío San Miguel. Ela foi formalmente indiciada pela ditadura sob acusação de crimes de "traição à pátria", "terrorismo" e "conspiração".
Cerca de uma semana depois, em 15 de fevereiro, a ditadura deu um ultimato à Missão das Nações Unidas para os Direitos Humanos no país.
Os funcionários da missão da ONU tiveram 72 horas para deixar a Venezuela.
"A repressão aumentou com o tema da eleição. O Maduro está construindo o ambiente para ter as eleições mais sujas possíveis", diz o sociólogo venezuelano Guillermo Pérez ao podcast Latitude na edição deste sábado, 2 de março.
"Ele quer criar as mesmas condições que foram criadas na Nicarágua. Colocar pessoas na prisão, perseguir organizações autônomas e criar um clima de terror entre a oposição e a população venezuelana para evitar qualquer tentativa de mudança no período", acrescenta.
Segundo Pérez, Maduro usa essas perseguições para "reinterpretar" o Acordo de Barbados, de 2023, que garantiria eleições limpas na Venezuela.
"Desde o começo deste ano, Maduro está plantando esse clima no país para que se entenda que é ele quem manda, que nenhuma tentativa vai tirá-lo do poder e que a oposição tem que aceitar o terror como norma", afirma.
Pérez também fala sobre a relação de Lula com Maduro, o sequestro de um ex-militar dissidente do chavismo no Chile, a missão da ONU para os direitos humanos na Venezuela, e o antissemitismo de Nicolás Maduro.
O Latitude é um podcast semanal sobre os principais fatos da política internacional e da diplomacia brasileira que vai ao ar todos os sábados, às 18h.
O conteúdo integral do programa é exclusivo para assinantes de Crusoé/O Antagonista, que poderão assisti-lo no YouTube ou ouvi-lo nas plataformas de áudio.
LATITUDE, UM PODCAST PARA SITUAR VOCÊ NO MUNDO
Para assinar Crusoé/O Antagonista, clique aqui:
https://assine.oantagonista.com.br/
Assista ao Latitude completo abaixo:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)