Latitude#60: o que a África do Sul tem a ver com o Hamas
A África do Sul acionou a Corte Internacional de Justiça da ONU, com sede em Haia, acusando Israel de genocídio na guerra contra o grupo terrorista Hamas. A atuação dos advogados desse país levou muitas pessoas a questionarem qual seria o interesse no conflito que se desdobra no Oriente Médio. A posição sul-africana, contudo, tem...
A África do Sul acionou a Corte Internacional de Justiça da ONU, com sede em Haia, acusando Israel de genocídio na guerra contra o grupo terrorista Hamas.
A atuação dos advogados desse país levou muitas pessoas a questionarem qual seria o interesse no conflito que se desdobra no Oriente Médio.
A posição sul-africana, contudo, tem sido trabalhada pelo Hamas há muitos anos.
"Os sul-africanos têm uma relação de muito tempo com os palestinos, inclusive com o Hamas. A África do Sul é um dos países que têm sido fundamentais na tentativa de o Hamas se legitimar enquanto um ator na política internacional. Em 2006, a vice-presidente do país fez um convite para que os líderes do Hamas fossem até o seu país, o que desagradou até mesmo a Autoridade Palestina", diz o cientista político Igor Sabino, gerente de conteúdo da StandWithUs Brasil.
Desde os Acordos de Oslo, nos anos 90, a Autoridade Palestina é o legítimo representante do povo palestino e a entidade que deveria estar governando a Faixa de Gaza.
"Em 2015, líderes do Hamas foram novamente à África do Sul. Eles assinaram um memorando de entendimento com alguns parlamentares sul-africanos. Essa é uma relação antiga e a África do Sul se nega a reconhecer o Hamas como um grupo terrorista", diz Sabino.
Uma das explicações para a aproximação entre a África do Sul e o Hamas é que o movimento contra o apartheid foi considerado como terrorista quando ainda existia a separação entre brancos e negros.
Igor Sabino foi um dos convidados do podcast Latitude desta semana. Ele e Isabella Buium, também da StandWithUs Brasil, falaram sobre o antissemitismo dos houthis, a influência do Irã na região, o comportamento dos líderes do Hamas e o risco de atentados contra israelenses e judeus pelo mundo.
O Latitude é um podcast semanal sobre os principais fatos da política internacional e da diplomacia brasileira que vai ao ar todos os sábados, às 18h.
O conteúdo integral do programa é exclusivo para assinantes de Crusoé/O Antagonista, que poderão assisti-lo no YouTube ou ouvi-lo nas plataformas de áudio.
LATITUDE, UM PODCAST PARA SITUAR VOCÊ NO MUNDO
Para assinar Crusoé/O Antagonista, clique aqui:
https://assine.oantagonista.com.br/
Assista a um trecho aberto do Latitude para não assinantes:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
ANDRÉ MIGUEL FEGYVERES
2024-01-14 17:50:56Escolhas erradas levam à guerras, atrasos, regressões políticas e economicas. Fora a corrupção e compras de apoio. Os dirigentes errados, imorais e aéticos levam necessariamente à desgraça e tragédia.