Latitude#54: A preocupação é a possível politização do Itamaraty
Em entrevista ao Latitude deste sábado, 2 de dezembro, o embaixador Rubens Barbosa analisou o impacto do ex-ministro Celso Amorim na política externa no primeiro ano do atual governo de Lula. Amorim atua como assessor especial da Presidência, enquanto o Itamaraty é oficialmente comandado pelo ministro Mauro Vieira. Segundo Rubens Barbosa, "essa dualidade até aqui...
Em entrevista ao Latitude deste sábado, 2 de dezembro, o embaixador Rubens Barbosa analisou o impacto do ex-ministro Celso Amorim na política externa no primeiro ano do atual governo de Lula.
Amorim atua como assessor especial da Presidência, enquanto o Itamaraty é oficialmente comandado pelo ministro Mauro Vieira.
Segundo Rubens Barbosa, "essa dualidade até aqui não causou nenhum prejuízo".
Entretanto, ele tem uma preocupação, "a possibilidade de ideologização da política externa", como ocorreu em governos petistas no passado.
"Até aqui não há indícios fortes de que está ocorrendo isso. O Itamaraty tem prevalecido na maioria das decisões. A única decisão que eu saiba, mais pública, é a questão da ampliação dos Brics", afirma Rubens Barbosa.
"O Itamaraty tinha posição contrária. E prevaleceu o Planalto, com a visão do presidente de que tinha que haver essa ampliação. Isso eu acredito que tenha sido influenciado pelo Celso Amorim", acrescenta.
Latitude é um podcast semanal sobre os principais fatos da política internacional e da diplomacia brasileira que vai ao ar todos os sábados, às 18h.
Desde setembro de 2023, o conteúdo do programa é exclusivo para assinantes de Crusoé/O Antagonista, que poderão assisti-lo no YouTube ou ouvi-lo nas plataformas de áudio.
LATITUDE, UM PODCAST PARA SITUAR VOCÊ NO MUNDO
Para assinar Crusoé/O Antagonista, clique aqui:
https://assine.oantagonista.com.br/
Assista ao programa completo abaixo:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)