Latitude#51: a sobrevida de Netanyahu no poder após a guerra
Finda a guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, o Bibi, terá de fazer malabarismos para se manter no cargo. A história ensina que governantes israelenses que foram pegos de surpresa e não evitaram conflitos, por ignorar as informações dos serviços de inteligência, não foram mais aceitos pela população. É...
Finda a guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, o Bibi, terá de fazer malabarismos para se manter no cargo. A história ensina que governantes israelenses que foram pegos de surpresa e não evitaram conflitos, por ignorar as informações dos serviços de inteligência, não foram mais aceitos pela população. É o que mostra a experiência de Golda Meir, após a Guerra do Yom Kippur, em 1973, e de Menachem Begin, depois da Guerra do Líbano, de 1982.
"As falhas nas operações mostraram para a população israelense que eles não eram bons o suficiente para continuar liderando o país. Suas carreiras políticas acabaram", diz Karina Stange Calandrin, autora do livro Bom dia, Líbano. Karina foi entrevistada pelos jornalistas Duda Teixeira e Rogério Ortega no podcast Latitude.
Na guerra do Yom Kippur, em 1973, o partido Trabalhista, da primeira-ministra Golda Meir, não conseguiu se reeleger na eleição seguinte, em 1977.
Na guerra do Líbano, em 1982, quem não se manteve no cargo foi Menachem Begin, de direita.
"Tanto no caso do Menachem Begin como no da Golda Meir, as suas carreiras políticas terminaram. Nenhum dos dois conseguiu se eleger, nem para síndico de prédio. Foram golpes muito duros nos dois governos. Toda a falha da operação nos dois casos, apesar de serem casos diferentes, mostrou para a população israelenses que eles não eram bons o suficiente para continuar liderando o país. Suas carreiras políticas acabaram", diz Karina Stange Calandrin.
Latitude é um podcast semanal sobre os principais fatos da política internacional e da diplomacia brasileira que vai ao ar todos os sábados, às 18h.
Desde setembro de 2023, o conteúdo do programa é exclusivo para assinantes de Crusoé/O Antagonista, que poderão assisti-lo no YouTube ou ouvi-lo nas plataformas de áudio.
LATITUDE, UM PODCAST PARA SITUAR VOCÊ NO MUNDO
Para assinar Crusoé/O Antagonista, clique aqui:
https://assine.oantagonista.com.br/
Assista ao trecho do podcast aberto para não assinantes:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)