Latitude#50: Os brasileiros de costas para o mundo
Na edição do podcast Latitude que vai ao ar neste sábado, 4, o historiador Filipe Figueiredo, criador do podcast Xadrez Verbal, conta como é manter há oito anos um programa de política internacional, assunto de nicho no Brasil. Em conversa com os jornalistas Rogério Ortega e Duda Teixeira, Figueiredo avalia que o interesse em política...
Na edição do podcast Latitude que vai ao ar neste sábado, 4, o historiador Filipe Figueiredo, criador do podcast Xadrez Verbal, conta como é manter há oito anos um programa de política internacional, assunto de nicho no Brasil.
Em conversa com os jornalistas Rogério Ortega e Duda Teixeira, Figueiredo avalia que o interesse em política externa é hoje maior do que dez anos atrás, impulsionado por assuntos que chamaram a atenção, como a eleição de Donald Trump, a invasão da Ucrânia pela Rússia e a guerra entre Israel e os terroristas do Hamas (foto). Mesmo assim, pondera ele, "muitas vezes o brasileiro tem um comportamento isolacionista, quase xenófobo", decorrente de uma série de fatores que o levam a não se interessar muito pelo resto do mundo — o que, por sua vez, torna a cobertura internacional mais superficial que em outros países.
O historiador também falou sobre as cirurgias de mudança de sexo no Irã dos aiatolás, destacou as dificuldades de entender quão geograficamente próximas são as áreas de conflito entre israelenses e palestinos — as distâncias são curtíssimas para os padrões de um país como o Brasil — e deu seu palpite sobre o segundo turno das eleições na Argentina, entre Javier Milei e Sergio Massa.
Latitude é um podcast semanal sobre os principais fatos da política internacional e da diplomacia brasileira que vai ao ar todos os sábados, às 18h.
Desde setembro de 2023, o conteúdo do programa é exclusivo para assinantes de Crusoé/O Antagonista, que poderão assisti-lo no YouTube ou ouvi-lo nas plataformas de áudio.
LATITUDE, UM PODCAST PARA SITUAR VOCÊ NO MUNDO
Para assinar Crusoé/O Antagonista, clique aqui:
https://assine.oantagonista.com.br/
https://omny.fm/shows/o-antagonista/latitude-50-os-brasileiros-de-costas-para-o-mundo
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Pedro Apenas Pedro
2023-11-05 06:47:26As TVs por assinatura e a grande mídia oficial insiste em programas e artigos com "especialistas", cuja linguagem (para impressionar a audiência) é muito rebuscada, inatingível pela audiência menos esclarecida. As TVs abertas também apresentam reportagens com linguagem incompreensível para grande maioria da população. O que resta são são novelas mexicanizadas, violência de toda sorte e sexo explícito das músicas(?) do Funk. O tempo que sobra é para cuidar da sobrevivência no dia seguinte.