Latitude#29: O antissemitismo de Roger Waters, fundador do Pink Floyd
O cientista político André Lajst (foto), presidente-executivo da StandWithUS Brasil, é o convidado do podcast Latitude que irá ao ar neste sábado, 10, às 18h. Na conversa com os jornalistas Duda Teixeira e Rogério Ortega, Lajst comenta o antissemitismo do músico inglês Roger Waters, que fundou o Pink Floyd. Waters foi alvo de diversas acusações...
O cientista político André Lajst (foto), presidente-executivo da StandWithUS Brasil, é o convidado do podcast Latitude que irá ao ar neste sábado, 10, às 18h.
Na conversa com os jornalistas Duda Teixeira e Rogério Ortega, Lajst comenta o antissemitismo do músico inglês Roger Waters, que fundou o Pink Floyd. Waters foi alvo de diversas acusações após um show em Berlim, no mês passado, em que ele aparecia com um uniforme parecido com o da SS, tropa de elite nazista.
"O problema do Roger Water não é que ele usa um uniforme parecido com o dos nazistas. A questão é que ele só não usa a suástica porque é proibido", diz Lajst.
Segundo o cientista político, Waters tem um histórico de antissemitismo, que inclui o apoio ao bloqueio comercial a Israel, o uso de porcos infláveis com a estrela de David. Ele também faz uma comparação entre a menina judia Anne Frank, morta em um campo de concentração no Holocausto, com a jornalista palestina-americana Shireen Abu Akleh, da rede Al Jazeera, morta acidentalmente em um tiroteio entre palestinos e tropas israelenses. A ideia de Waters é tentar traçar um paralelo, dizendo que os israelenses também seriam nazistas, na relação com os árabes. "Existe um tipo de performance que não é mais aceito. quando tem uma comunidade inteira de 16 milhões de pessoas que sofreu o maior genocídio da humanidade, e você com sua prepotência, continua fazendo. No mínimo ele não se importa com o que a comunidade pensa", diz Lajst.
Lajst também comentou a frase de Lula sobre a incapacidade da ONU de criar um estado palestino e os equívocos dos brasileiros em relação a Israel.
Assista ao vídeo:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
MARCEL SILVIO HIRSCH
2023-06-10 20:20:23Parabéns por entrevistarem pessoas fora do circuito comercial e revelarem detalhes que nem sempre chegam ao conhecimento da população.