Justiça suspende perguntas sobre orientação sexual no Censo
O TRF-1 suspendeu nesta segunda-feira, 27, uma liminar que obrigava o IBGE a incluir perguntas sobre orientação sexual e identidade de gênero no questionário do Censo (foto) deste ano. A decisão é assinada pelo presidente do tribunal, José Amílcar Machado, que não julgou o mérito da questão. Segundo o desembargador, a inclusão das perguntas poderia...
O TRF-1 suspendeu nesta segunda-feira, 27, uma liminar que obrigava o IBGE a incluir perguntas sobre orientação sexual e identidade de gênero no questionário do Censo (foto) deste ano.
A decisão é assinada pelo presidente do tribunal, José Amílcar Machado, que não julgou o mérito da questão. Segundo o desembargador, a inclusão das perguntas poderia provocar o adiamento do Censo, o que causaria “grave lesão à ordem, à saúde, à segurança e à economia públicas”.
“A presente decisão está adstrita a aspectos gerenciais e temporais, uma vez que o início do Censo está às portas, e sua não ocorrência, como assinalado, acarretaria mais males do que benefícios à população”, afirmou Machado, acrescentando que nada impede que, "com um planejamento prévio", as perguntas sejam incluídas nos Censos dos próximos anos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
Waldemar
2022-06-29 08:16:01A complexidade desta pauta exige estudo até para perguntar.O simples fato de haver uma diversidade de opções sexuais dentro da diversidade sexual, a enquete exige estudo.Pois o gênero está associado à formação biológica. A sexualidade é psicológico-social.Só isso mostra que é preciso saber perguntar.Meditemos
Amaury G Feitosa
2022-06-28 08:47:21Este é o país do cinismo os LGBTudo são um fato inconteste e como cidadãos tem o sagrado direito de ter políticas protetoras do Estado e de se identificarem como tal não se tratando de orgulho ou discriminação mas da realidade ... como qualquer cidadão não mais e nem menos pois não são super ou subhumanos mas apenas uma verdade sendo essencial a aceitação da "diferença" respeitada nunca escondda para ser mais violada .. hipócritas.
MARCOS
2022-06-27 21:54:08PERFEITA A DECISÃO.