Jornal de Hong Kong fecha 'para proteger os funcionários'
O redator-chefe do jornal de Hong Kong Citizen News, Chris Yeung (foto), anunciou nesta segunda, 3, o fechamento da sua publicação. Todos os 40 jornalistas serão demitidos. Com a declaração, o Citizen News se torna o terceiro veículo a fechar as portas em menos de dois anos. Após a aprovação de uma lei de segurança...
O redator-chefe do jornal de Hong Kong Citizen News, Chris Yeung (foto), anunciou nesta segunda, 3, o fechamento da sua publicação. Todos os 40 jornalistas serão demitidos.
Com a declaração, o Citizen News se torna o terceiro veículo a fechar as portas em menos de dois anos. Após a aprovação de uma lei de segurança nacional, em 2020, as autoridades chinesas passaram a perseguir os veículos independentes.
Em junho de 2021, o jornal Apple Daily foi fechado após uma invasão de sua sede. Seu dono Jimmy Lai foi acusado de conluio com forças estrangeiras e fraude. No dia 29 de dezembro, policiais entraram na redação do jornal Stand News e prenderam sete pessoas. Dois editores foram acusados de publicar conteúdo sedicioso.
O encerramento das operações do Stand News na semana passada levou à decisão de fechar o Citizen News. "Nós não podemos eliminar a possibilidade de que nossas reportagens ou artigos dos últimos anos tenham violado as leis", disse Yeung. "Os jornalistas são pessoas como todos nós. Eles também têm famílias e amigos. É muito difícil seguir em uma situação como esta."
Em um comunicado, os responsáveis pelo jornal afirmaram que tomaram a decisão para "proteger os funcionários" depois de "mudanças drásticas na sociedade e do agravamento do ambiente da imprensa".
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (6)
Maria
2022-01-03 23:44:08MORO PRESIDENTE 2022! 🇧🇷🇧🇷🇧🇷
KEDMA
2022-01-03 20:24:21Lamentável que situações como essa ainda façam parte de uma sociedade discriminatória.
PAULO
2022-01-03 20:04:51Jornalismo ñ tem q ser imparcial. Como nivelar moralmente, Moro, Bolsonaro e o ex-presidiário Lula? Jornalismo tem que ser crítico com todos, mas jamais pode compactuar com o que é errado, somente para buscar um cretino equilíbrio. Lula e Bolsonaro não tem nenhum apreço pela democracia. Atualmente o governo age com o soft power, procurando asfixiar o jornalismo crítico financeiramente, enquanto fomenta o chapa branca. Porém o intuito é chegar ao hard power, como em Honk Kong. Moro 🇧🇷
Jose
2022-01-03 18:46:36É o Bozismo chinês maltratando Hong Kong!
MARCOS
2022-01-03 18:40:52Não me surpreende, isso é o mesmo que os líderes das pesquisas pretendem implantar no Brasil.
Ferreira
2022-01-03 18:10:06As ameaças que o mundo livre percebe tornam-se cada vez mais eloqüentes, tanto quanto os fatos falam por si.