Joias da Arábia: peculato, descaminho e lavagem de dinheiro
O senador Flávio Bolsonaro, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (foto), disse nesta terça (8) que "não tem nada mal explicado" no caso das joias dadas pela Arábia Saudita. "Está tudo legalizado. Estão fazendo espuma", disse o senador. Há, contudo, pelo menos três crimes pelos quais seu pai poderá ser acusado. O descaminho é quando há...
O senador Flávio Bolsonaro, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (foto), disse nesta terça (8) que "não tem nada mal explicado" no caso das joias dadas pela Arábia Saudita. "Está tudo legalizado. Estão fazendo espuma", disse o senador.
Há, contudo, pelo menos três crimes pelos quais seu pai poderá ser acusado.
O descaminho é quando há uma tentativa de "iludir, no todo ou em parte, o pagamento de direito ou imposto devido pela entrada (no país), pela saída (do país) ou pelo consumo de mercadoria". Descrito no Código Penal, o delito pode dar de um a quatro anos de prisão.
Outro crime seria peculato, que é quando um funcionário público se apropria ou tenta se apropriar de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel em razão do seu cargo. "Como o presente era para a instituição da Presidência da República, e não para ele como pessoa física, Bolsonaro pode ter cometido peculato", diz Flavio Goldberg, advogado e professor de direito penal.
O terceiro crime seria lavagem de dinheiro, quando há uma tentativa de ocultar a origem ilícita de um bem. Assim, os assessores que foram para o Aeroporto de Guarulhos para tentar reaver as joias poderiam pegar de três a dez anos. "Bolsonaro, caso se comprove ter sido o mandante do crime, também poderia ter de responder por lavagem de dinheiro", diz Goldberg.
O caso guarda semelhanças com o de Lula que, ao deixar a Presidência, empacotou bens em catorze contêineres e os enviou para o Instituto Lula, em São Paulo.
"Tanto Lula quanto Bolsonaro se utilizaram de bens que ganharam como representantes de um Estado", diz Goldberg. "Os dois falharam ao não separar a pessoa física da instituição da Presidência. Embora estejam em lados opostos da política, os dois convergem no patrimonialismo."
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (6)
ROMEU
2023-03-09 12:07:53Esse lamentável episódio apenas confirma o quanto estamos órfãos de estadistas. Infelizmente ainda não foi organizado nenhum movimento político decente para se contrapor a essa polarização nefasta que tem nos levado a escolher entre o ruim e o péssimo. O Lula e o Bolsonaro representam o que há de pior na política, mas continuam aí. Ambos são populistas perigosos, oportunistas e metidos a espertalhões. O bozo que sempre acusou o nine de larápio agora é pego nas mesmas práticas. E agora?
Marcelo
2023-03-09 11:56:07Esses são os políticos que a sociedade brasileira escolheu para nos representar. Jamais sairemos do terceiro mundo. Lamentável...
VITOR
2023-03-09 11:22:33Uma vez criminoso, sempre criminoso. Esse daí não tem jeito, não.
Odete6
2023-03-09 05:52:46luladralha e bolsoladralha são irmãos siameses'!!! É impressionante como são da mesma laia!!!!
Max
2023-03-09 01:35:57Os dois falharam? Até agora, parece que quem falhou foi a sociedade brasileira. Eles se deram bem, estão aposentados, protegidos e ainda continuam aprontando. Até quando essa mamata vai continuar com esses se dando bem ainda não sabemos. PF, fique esperta. Não faltará demanda.
Caius Justus
2023-03-08 21:29:46"Je suis dans la merde, mais je ne desespere pas". Aí Bolsolixo, levantou a bola para o Lulalixo chutar! Era tudo o que ele queria...