Itamaraty: "nada mudou no apoio americano ao Brasil"
Em uma mensagem para Crusoé, o Itamaraty comentou nesta quinta-feira, 10, a matéria da agência Bloomberg com o título "EUA recusam proposta brasileira para a OCDE após endossá-la publicamente". "A matéria sobre o ingresso na OCDE faz uma interpretação totalmente equivocada do comentário americano sobre Argentina e Romênia", diz o texto da mensagem. Segundo a...
Em uma mensagem para Crusoé, o Itamaraty comentou nesta quinta-feira, 10, a matéria da agência Bloomberg com o título "EUA recusam proposta brasileira para a OCDE após endossá-la publicamente".
"A matéria sobre o ingresso na OCDE faz uma interpretação totalmente equivocada do comentário americano sobre Argentina e Romênia", diz o texto da mensagem.
Segundo a agência, o secretário de Estado americano, Mike Pompeo (foto), enviou uma carta para o secretário-geral da OCDE, Angel Gurría, no final de agosto. No texto, os Estados Unidos "se recusaram a endossar a tentativa do Brasil de ingressar na Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, marcando uma reversão após meses de apoio público de altas autoridades". A carta de Pompeo diz que os Estados Unidos apoiam Argentina e Romênia para ingressar na OCDE, sem citar o Brasil.
De acordo com o Itamaraty, nada mudou no apoio americano ao Brasil: "a Argentina já tinha o apoio americano antes do Brasil e não vemos problema algum com o início de seu processo de adesão com a Romênia. Não há um tempo definido para a duração do processo de adesão, sendo possível que um país inicie o procedimento posteriormente. Continuamos nos preparando para ingressar na Organização e já temos grau elevado de preparação e de incorporação das normas".
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Ruy
2019-10-12 12:12:27Ninguém está comentando a provável recusa da OCDE ao ingresso da Argentina no grupo e aos interesses esta associados.
Jose
2019-10-11 07:12:18Kkkkkkkkkkkkkkk. E os bozistas ainda ficam insistindo com suas teses furadas incluindo ao a tal de falta de comunicação correta. Bozistas, o negócio é o seguinte: o Messias é apenas mais um pet do Trump. De vez em quando o Trump da um farelinho para o Messias balançar o rabo e ficar contente. Nestes últimos oito meses, o farelinho está ficando escasso, pois o dono do canil está mais preocupado com a Ucrânia.
Francisco de Freitas
2019-10-11 05:46:11Essa imprensa esquerdista, esconde as coisas boas do governo e inventa notícias falsas, no intuito de prejudicar o país, tudo pelo ódio ao Presidente Bolsonaro, por ter perdido as mamatas. A melhor maneira é não ouvir, e se ouvir, não acreditar nesses esquerdopatas
Marcio
2019-10-10 22:39:24Ah, ha! Só acreditarei quando acontecer!
Yussuf Sallah Al-Din
2019-10-10 22:32:44Nenhuma Organização que se preze e que faça girar bilhões de dólares e euros, vai apostar as fichas num país ainda dominado por bandidos. Piratas que na calada da noite, no parlamento nacional aprovam uma lei para garantir a impunidade aos ladrões - eles mesmos do erário. Mais a tentativa de recriar o sindicalismo predatório lulista, que está em pleno curso na Câmara. Somando a extrema imprensa trabalhando absolutamente contra, temos o cenário que exige prudência de quem tem dinheiro.
Máxima
2019-10-10 22:16:03Quero crer que o governo brasileiro não fez uma boa comunicação sobre esse caso. O Presidente Trump manifestou publicamente apoio ao Brasil para entrar na OCDE. Mas o nosso governo deveria ter dito que outros dois países havia solicitado o seu ingresso. Assim, havia uma fila. De mais a mais, há regras a ser cumpridas que ainda precisam ser satisfeitas.
Cretino
2019-10-10 21:44:29Os idiotas de sempre estão agressivos com as notícias. Esse ufanismo de cachorro vira-lata que JB colocou em seus cérebros é como doença. Argentina e Romênia foram convocados, o Brasil ficou no banco de reserva, por razões políticas e técnicas. Essa é a realidade dos fatos. O (des)governo JB terá que fazer muito mais para qualificar o país. Tenho minhas dúvidas se essa indicação sairá até 2022. O resto é panos quentes e blá, blá, blá, para amenizar a situação. Até a próxima copa.
Lucio
2019-10-10 21:18:00A boçalidade grassa nos comentários. Ô gente burra!! a Blomberg errou, catso, e os Antas seguiram no mesmo passo. A Argentina já está na fila desde o tempo do luladrão
CLAUDIO
2019-10-10 20:07:06Uma pena! Jornalistas que se dizem imparciais mostram que querem AFUNDAR o Brasil para derrubar Bolsonaro! Jornalismo não é isso! Antagonista/Crusoé agem precipitadamente com sensacionalismo, sem nenhum contraditório acabam para manipular o povo para tentar derrubar esse governo! Lembrem, as vítimas somos nós, o povo brasileiro!
Mané
2019-10-10 19:50:17Só estão esperando o Super Embaixador DUDU ser nomeado , aí "tudo vai mudar! num passe de mágica!