Itamaraty e Casa Branca se estranham após falas de Bolsonaro sobre a Rússia
O Itamaraty divulgou uma nota neste sábado, 19, dizendo que lamenta o teor da declaração da porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki (foto), a respeito do pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro sobre a Rússia. "As posições do Brasil sobre a situação da Ucrânia são claras, públicas e foram transmitidas em repetidas ocasiões", diz a nota....
O Itamaraty divulgou uma nota neste sábado, 19, dizendo que lamenta o teor da declaração da porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki (foto), a respeito do pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro sobre a Rússia.
"As posições do Brasil sobre a situação da Ucrânia são claras, públicas e foram transmitidas em repetidas ocasiões", diz a nota. "O Ministério das Relações Exteriores não considera construtivas, nem úteis, portanto, extrapolações semelhantes a respeito da fala do presidente."
Na sexta, 18, Jen Psaki foi questionada em um encontro com a imprensa sobre a visita de Bolsonaro ao presidente russo Vladimir Putin, no Kremlin. "Não discuti isso diretamente com o presidente (Joe Biden), mas posso dizer que a vasta maioria da comunidade global está unida em uma visão compartilhada, de que invadir um outro país, tentar tirar parte do seu território, e aterrorizar a população, certamente não está alinhado com valores globais e, então, acho que o Brasil parece estar do outro lado de onde está a maioria da comunidade global", disse Psaki.
Em viagem para Moscou, Bolsonaro disse que o Brasil é solidário à Rússia e que Putin quer a paz.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Manuel Carlos de Siqueira Neto
2022-02-21 00:36:37conforme fontes internacionais Putin, ao ver a bota do PR diz ter ouvido uma voz interna que dizia: vamos para a guerra.
Amaury Feitosa
2022-02-20 09:56:08o Brasil não é mais capacho de ninguém a roubalheira acabou a servidão cega e hoje os interesses nacionais se sobrepõem aos interesses dos ladrões que controlaram o país por vinte anos.
Paulo Ferreira
2022-02-20 09:25:22Uma delícia ver os EUA reconhecendo o seu próprio erro estratégico. O Brasil tem que apostar na aproximação com os BRICs. Os EUA devem tratar melhor o seu quintal.
Fabio
2022-02-20 07:13:42Parece que quer mesmo eleger o lula, pois não só possibilitou a soltura do bandido, como faz de tudo pra se mostrar pior que dilma/lula juntos...
José geraldo
2022-02-19 21:23:47Bolsonaro...retrocesso, desprovido de qualquer fundamento politico, reiterá sua incapacidade e equilíbrio de governar, seu cinismo canhestros conjugado com arroubos autoritários, mira golpe morticínio, isto é a personificação da genocida!
MARCIO
2022-02-19 19:38:32Nero é um chavista, basta olhar os discursos antigos dele, ele perdeu Trump, um verm.e precisa de um hospedeiro, ele achou Putin para isso
FERNANDO ANDRADE
2022-02-19 19:26:52Esse tal bolsonaro não tem jeito. Se não fizer titica, não sossega. Acho que falta um parafuso mesmo.
Max
2022-02-19 18:51:16O Jair é um presidente com a contagem regressiva da perda do poder acionada. Sua validade irá até outono próximo. Além disso, não representa nada como aliado de Putin e da Rússia nesse confronto. O Jair foi tentar aparecer no cenário internacional (para seus apoiadores) e o Putin quer passar a imagem de que tem influência na América Latina. Puro marketing a ser esquecido.
Marcello
2022-02-19 17:24:14Os americanos têm de ignorar tudo o que JB fala, pois não fala nada que se aproveite!
PAULO
2022-02-19 16:49:281- Enquanto o imbecil do Bolsonaro foi brincar de Jogos de Guerra no Leste Europeu, nosso irmãos americanos enviaram 520 mil para ajudar nossos irmãos de Petrópolis, que enfretam uma tragédia. OS AMERICANOS SÃO SOLIDÁRIOS A NÓS, PARA MITIGAR UMA TRAGÉDIA. Bolsonaro é solidário à Rússia, que busca arrastar o mundo para uma guerra sem precedentes, causando mais dor e sofrimento, isso no meio da dor e sofrimento, de uma pandemia.