Irmão de Delcy Rodríguez descarta eleições na Venezuela em um futuro próximo
Presidente da Assembleia Nacional disse que prioridade do regime é restaurar a normalidade institucional e reduzir a polarização
Irmão da presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, o presidente da Assembleia Nacional venezuelana, Jorge Rodríguez (foto), descartou a possibilidade da realização de eleições no país em um futuro próximo.
Em entrevista ao canal americano Newsmax, o parlamentar venezuelano afirmou que a prioridade do regime é restaurar a normalidade institucional, reduzir a polarização e construir um consenso básico antes de avançar para um novo calendário eleitoral.
"A única coisa que posso dizer é que não haverá eleições neste momento imediato, em que a estabilização precisa ser alcançada", disse.
"O que acordamos neste momento, no que estamos trabalhando neste momento, é o que chamamos de reinstitucionalização do país, para que cada instituição do país possa novamente exercer plenamente suas funções e ser plenamente reconhecida por todos", acrescentou.
"Vamos trabalhar em um cronograma que seja conveniente para todos e que garanta não apenas aos vencedores, mas também àqueles que não vencerem, que todas as garantias serão mantidas e serão fornecidas por ambas as partes envolvidas", continuou.
Leia também em Crusoé: As cicatrizes do Helicoide
Fraude eleitoral?
Jorge Rodríguez foi questionado se isso significava que a eleição de 2024 foi ilegítima.
Ele respondeu que "não".
"Existe uma realidade que demonstra que estamos divididos há muito tempo. Na Venezuela, temos um itinerário muito claro, um cronograma muito claro para as eleições, e isso está claramente estabelecido na Constituição da Venezuela", afirmou.
"E este governo interino fará tudo exatamente de acordo com o que está estipulado na Constituição", seguiu.
Embora não admita, o regime chavista, sob a liderança de Nicolás Maduro, conduziu uma farsa eleitoral em julho de 2024 para manter o ditador no poder.
O presidente eleito da Venezuela foi o candidato da oposição Edmundo González Urrutia, apoiado por María Corina Machado.
Jorge Rodríguez lidera a Assembleia Nacional da Venezuela desde 2021.
Leia também: Delcy Rodríguez traiu Maduro?
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)