Irã rasga acordo nuclear e Iraque expulsa militares americanos
A televisão iraniana anunciou neste domingo, 5, que o Irã deixará de seguir as cláusulas do acordo nuclear firmado com as grandes potências. Ou seja, enriquecerá urânio para fabricar bombas atômicas. No mesmo dia, o Parlamento do Iraque aprovou uma resolução para expulsar os militares americanos do país. Horas depois, o primeiro-ministro iraquiano, Adel Abdul Madhi,...
A televisão iraniana anunciou neste domingo, 5, que o Irã deixará de seguir as cláusulas do acordo nuclear firmado com as grandes potências. Ou seja, enriquecerá urânio para fabricar bombas atômicas.
No mesmo dia, o Parlamento do Iraque aprovou uma resolução para expulsar os militares americanos do país. Horas depois, o primeiro-ministro iraquiano, Adel Abdul Madhi, disse que é preciso tomar medidas urgentes para forçar a retirada das forças estrangeiras do Iraque. O governo irá estabelecer um cronograma para que os militares de outros países, incluindo aqueles que lutaram contra o Estado Islâmico, deixem o país.
O líder do grupo terrorista libanês Hezbollah, Hassan Nasrallah, disse neste domingo que os militares americanos do Oriente Médio voltarão para casa em caixões. "Quando os caixões dos soldados americanos começarem a ser transportados de volta para os Estados Unidos, Trump e sua administração vão perceber que realmente perderam o controle da região e vão perder as eleições", disse Nasrallah.
De acordo com a agência de notícias Fars, ligada ao governo do Irã, os Estados Unidos já começaram a evacuar a região. Soldados já teriam deixado o Kuwait ao mesmo tempo que forças especiais estariam sendo deslocadas para proteger os diplomatas que ainda não saíram.
No comunicado sobre o acordo nuclear, o governo do Irã disse que irá aumentar o número de centrífugas que enriquecem o urânio, a matéria-prima da bomba atômica. Mas o país disse que continuará cooperando com a Agência Internacional de Energia Atômica e que poderá voltar ao acordo se as sanções econômicas forem retiradas.
A declaração do Irã de sair do acordo nuclear e a decisão do Iraque de expulsar os militares americanos acontecem dois dias após a morte do general iraniano Qassem Soleimani, em Bagdá, por um drone americano.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou na tarde deste domingo, 5, no Twitter, que, caso o Irã ataque algum cidadão ou alvo americano, os Estados Unidos irão rapidamente contra-atacar, "e talvez de uma maneira desproporcional".
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
luiz
2020-01-06 11:55:04" Uma história dos Povos Árabes " de Albert Hourain - Anglo-Libanês - Prof. de Oxford ( 1915 - 1992 ) , explica o mundo árabe e o Islamísmo. O tempo muda o entendimento e os costumes Se entrar numa guerra os Ayatolás cairão como Saddam e kadafi. As guerras Egípcias/ Israel mostram a fragilidade do apoio comunista. O regime dos Ayatolás cercearam o exercício do livre arbítrio do povo iraniano. A ânsia de liberdade implodirá o regime.
Mario
2020-01-06 09:55:31Os Estados terroristas do Oriente Médio, estão confundindo o Trump, com o Obama. O Obama mandava dinheiro, o Trump manda bomba!
Veronica
2020-01-05 22:56:19Melhor começarmos a orar...isso não é brincadeira. Chico Xavier sempre nos alertou que os líderes mundiais precisam de oração. Isso é muito sério. Estamos falando do nosso caixão também, se ocorrer uma terceira guerra. Se esqueceram de que temos muitos inimigos a nossa volta? O que acha que eles vão fazer? Nos alisar? Acordem!!!
Massaaki
2020-01-05 21:26:31Se isso se tornar uma guerra total...vão sobrar apenas paus e pedras.
JORGE
2020-01-05 17:33:51Que tal chamar o Lula pra apaziguar a região? ele já fez isto uma vez. pra ele basta sentar e conversar com a companheirada
Andrew
2020-01-05 17:19:34Bem provável que a bomba já tenham pronta adquirida da velha USSR. Mas numa guerra nuclear é preciso muito mais do que coragem para começar.
Tania
2020-01-05 17:17:15Como se o Irã, de verdade, estivesse respeitando o tal acordo; me poupe, por favor!
Paulo 1976
2020-01-05 17:13:47Irã vai tomar mísseis até dentro dos olhos. Kkkk
Quiet
2020-01-05 17:08:34É um pretexto apenas...fariam isso de qualquer jeito (de forma declarada ou escondidinha). Agora querem acusar o país que foi agredido? Não uma, mas várias vezes? Pfvr!!! Mais um pouco estão chamando Soleimani de "santo", "mártir" kkk é só o que falta...
Luiz
2020-01-05 17:08:31Povinho de m......Por pouco não nos transformamos todos em gado . Apesar dos lixos MS alguma coisa ...sem teto alguma coisa ...sem garrafa de cachaça alguma coisa ainda sonharem com isso recebendo em troca uma cesta básica , ingresso para ver o Chico jogando pedra na Geni e mais “20 real” por deslocamento .