Crusoé
10.12.2025 Fazer Login Assinar
Crusoé
Crusoé
Fazer Login
  • Acervo
  • Edição diária
Edição Semanal
Pesquisar
crusoe

X

  • Olá! Fazer login
Pesquisar
  • Acervo
  • Edição diária
  • Edição Semanal
    • Entrevistas
    • O Caminho do Dinheiro
    • Ilha de Cultura
    • Leitura de Jogo
    • Crônica
    • Colunistas
    • Assine já
      • Princípios editoriais
      • Central de ajuda ao assinante
      • Política de privacidade
      • Termos de uso
      • Política de Cookies
      • Código de conduta
      • Política de compliance
      • Baixe o APP Crusoé
    E siga a Crusoé nas redes
    Facebook Twitter Instagram
    Diários

    IA ameaça reconfigurar a internet e sufoca sites de conteúdo

    Um artigo publicado recentemente pela revista britânica The Economist acendeu o alerta sobre uma transformação radical em curso na internet

    avatar
    Redação Crusoé
    5 minutos de leitura 15.07.2025 12:59 comentários 1
    Imagem: IA por José Inácio Pilar
    • Whastapp
    • Facebook
    • Twitter
    • COMPARTILHAR

    Um artigo publicado recentemente pela revista britânica The Economist acendeu o alerta sobre uma transformação radical em curso na internet: o avanço da inteligência artificial (IA) está redesenhando o jeito dos usuários buscarem informações — e, com isso, colocando em risco o modelo econômico que sustentou por décadas a chamada rede aberta.

    Segundo o artigo, o fenômeno ganhou força desde o lançamento do ChatGPT, da OpenAI, em novembro de 2022. Desde então, centenas de milhões de pessoas passaram a usar o chatbot como principal ferramenta de busca. O impacto dessa mudança já é visível em dados concretos: estimativas da consultoria Similarweb indicam que o tráfego humano em motores de busca tradicionais caiu cerca de 15% entre junho de 2023 e junho de 2024.

    A grande diferença é que os chatbots baseados em IA oferecem respostas diretas às perguntas dos usuários — em vez de uma lista de links, como fazem os buscadores convencionais, como Google, Bing e Yahoo. O problema? Os sites que produzem as informações originais que alimentam essas respostas deixam de receber visitas e, portanto, também deixam de ganhar receita por meio de publicidade ou assinaturas.

    Plataformas como Google e Bing já perceberam a tendência e estão tentando se adaptar, incorporando resumos automáticos e modos conversacionais aos seus sistemas de busca. Mas o efeito colateral é ainda mais forte: ao dar as respostas direto na página de resultados, o Google faz com que boa parte dos usuários nem sequer clique nos links.

    A Similarweb estima que 69% das buscas por notícias hoje não resultam em visitas a sites — um salto bastante grande em relação aos 56% registrados antes da adoção dos resumos por IA.

    A The Economist destaca ainda que portais como Wikipedia, Stack Overflow, WebMD e outros sites de referência vêm sofrendo perdas substanciais de audiência. Os portais de saúde, por exemplo, registraram queda de 31% no tráfego. O Stack Overflow, famoso fórum de programadores, relata redução no número de perguntas publicadas e alerta que a IA está sufocando o tráfego da maioria dos sites de conteúdo.

    A reação dos produtores de conteúdo tem sido mista. Alguns vêm tentando negociar acordos diretamente com as grandes empresas de IA — a tática que Robert Thomson, CEO da News Corp, chamou de wooing and suing (seduzir e processar).

    A própria News Corp, dona do Wall Street Journal e do New York Post, fechou contrato com a OpenAI, mas também processa outras startups, como a Perplexity. O New York Times optou por um caminho semelhante: fechou acordo com a Amazon, mas abriu processo contra a OpenAI pelo uso indevido do seu conteúdo.

    Apesar dessas iniciativas, a reportagem da Economist ressalta que a maior parte dos sites da internet não tem escala nem poder de barganha para negociar ou mesmo processar. Para essa grande maioria, só resta tentar bloquear o acesso de bots de IA — o que, por outro lado, os exclui dos resultados de busca — ou adotar soluções alternativas, como ferramentas de cobrança por acesso automatizado.

    Uma dessas ferramentas é a Tollbit, que funciona como um paywall para bots e já processa milhões de microtransações de licenciamento. Outra proposta é da ProRata, startup que sugere repartir a receita publicitária gerada por respostas de IA com os sites originais dos quais os conteúdos de suas respostas foram extraídos.

    Enquanto isso, empresas como a Cloudflare tentam criar mecanismos mais amplos de controle sobre o uso de conteúdo por IA. A empresa lançou recentemente uma iniciativa para permitir que seus clientes cobrem bots por rastrear seus sites. O CEO Matthew Prince defende um modelo em que “os humanos tenham acesso gratuito ao conteúdo, mas os bots paguem caro por isso”.

    Para alguns, como Robby Stein, do Google, a internet não está morrendo, mas sim evoluindo. Ele aponta que o número de sites cresceu 45% em dois anos, e que a IA permite novas formas de busca — como tirar uma foto da estante e pedir recomendações de leitura. No entanto, como afirma Bill Gross, fundador da ProRata, “se a IA quiser sobreviver, e com ela a internet, a democracia e os criadores de conteúdo, será preciso compartilhar a receita”.

    O artigo da The Economist termina com um alerta: a morte da internet já foi prevista em outras épocas — como quando do surgimento das redes sociais e dos aplicativos móveis —, mas desta vez o impacto da IA pode ser mais profundo e estrutural. O futuro da internet dependerá, cada vez mais, de encontrar maneiras justas e sustentáveis de remunerar quem produz o conteúdo, justamente a fonte que alimenta as máquinas de IA.

    Diários

    Por que Zelensky ainda não convocou novas eleições

    João Pedro Farah Visualizar

    Caso Master: 83% veem risco de impunidade com sigilo de Toffoli

    Redação Crusoé Visualizar

    Trump cutuca Otan e Europa: "Falam demais e não fazem nada"

    João Pedro Farah Visualizar

    Como o PL da Dosimetria pode ajudar os condenados

    Duda Teixeira Visualizar

    “O Sistema de Justiça brasileiro está virando um grande Gilmarpalooza”

    Redação Crusoé Visualizar

    Por que os chilenos estão tão otimistas

    Duda Teixeira Visualizar

    Mais Lidas

    A chantagem indecente de Flávio Bolsonaro

    A chantagem indecente de Flávio Bolsonaro

    Visualizar notícia
    A grande família Bolsonaro

    A grande família Bolsonaro

    Visualizar notícia
    Candidatura de Flávio Bolsonaro alcança 117 milhões nas redes

    Candidatura de Flávio Bolsonaro alcança 117 milhões nas redes

    Visualizar notícia
    Como o PL da Dosimetria pode ajudar os condenados

    Como o PL da Dosimetria pode ajudar os condenados

    Visualizar notícia
    Ministro que se rebelou por Lula vai mal em pesquisa

    Ministro que se rebelou por Lula vai mal em pesquisa

    Visualizar notícia
    O que Dias Toffoli quer esconder no caso do Banco Master?

    O que Dias Toffoli quer esconder no caso do Banco Master?

    Visualizar notícia
    “O Sistema de Justiça brasileiro está virando um grande Gilmarpalooza”

    “O Sistema de Justiça brasileiro está virando um grande Gilmarpalooza”

    Visualizar notícia
    Por que os chilenos estão tão otimistas

    Por que os chilenos estão tão otimistas

    Visualizar notícia
    Rodrigo Pimentel para governador do Rio?

    Rodrigo Pimentel para governador do Rio?

    Visualizar notícia
    Uma aula Master sobre por que o Brasil não cresce

    Uma aula Master sobre por que o Brasil não cresce

    Visualizar notícia
    < Notícia Anterior

    Percepção negativa sobre Trump cresce entre os brasileiros, aponta pesquisa

    15.07.2025 00:00 | 4 minutos de leitura
    Visualizar
    Próxima notícia >

    O novo modelo de apoio militar à Ucrânia: EUA fabricam, UE paga

    15.07.2025 00:00 | 4 minutos de leitura
    Visualizar
    author

    Redação Crusoé

    Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

    Comentários (1)

    Sandra

    2025-07-15 14:11:38

    Uma resposta da IA nem sempre é certa, é um rascunho que informações diversas. O acesso a sites de jornais informa e discute, permitindo que as pessoas façam as suas avaliações gerais a partir de várias matérias sobre o mesmo conteúdo. A IA vai acabar criando e divulgando as suas próprias opiniões


    Torne-se um assinante para comentar

    Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

    Comentários (1)

    Sandra

    2025-07-15 14:11:38

    Uma resposta da IA nem sempre é certa, é um rascunho que informações diversas. O acesso a sites de jornais informa e discute, permitindo que as pessoas façam as suas avaliações gerais a partir de várias matérias sobre o mesmo conteúdo. A IA vai acabar criando e divulgando as suas próprias opiniões



    Notícias relacionadas

    Por que Zelensky ainda não convocou novas eleições

    Por que Zelensky ainda não convocou novas eleições

    João Pedro Farah
    09.12.2025 21:12 3 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Caso Master: 83% veem risco de impunidade com sigilo de Toffoli

    Caso Master: 83% veem risco de impunidade com sigilo de Toffoli

    Redação Crusoé
    09.12.2025 18:01 2 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Trump cutuca Otan e Europa: "Falam demais e não fazem nada"

    Trump cutuca Otan e Europa: "Falam demais e não fazem nada"

    João Pedro Farah
    09.12.2025 16:50 2 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Como o PL da Dosimetria pode ajudar os condenados

    Como o PL da Dosimetria pode ajudar os condenados

    Duda Teixeira
    09.12.2025 15:57 3 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Crusoé
    o antagonista
    Facebook Twitter Instagram

    Acervo Edição diária Edição Semanal

    Redação SP

    Av Paulista, 777 4º andar cj 41
    Bela Vista, São Paulo-SP
    CEP: 01311-914

    Acervo Edição diária

    Edição Semanal

    Facebook Twitter Instagram

    Assine nossa newsletter

    Inscreva-se e receba o conteúdo de Crusoé em primeira mão

    Crusoé, 2025,
    Todos os direitos reservados
    Com inteligência e tecnologia:
    Object1ve - Marketing Solution
    Quem somos Princípios Editoriais Assine Política de privacidade Termos de uso