Hamas usa armas da Coreia do Norte, afirma Inteligência sul-coreana
O Serviço Nacional de Inteligência da Coreia do Sul divulgou informações de que o Hamas usa armamentos norte-coreanos na Faixa de Gaza e em Israel. O anúncio é desta segunda-feira, 8 de janeiro. A informação circulava após o canal estatal americano Voice of America (VOA) divulgar imagens de um lançador de granadas no arsenal do...
O Serviço Nacional de Inteligência da Coreia do Sul divulgou informações de que o Hamas usa armamentos norte-coreanos na Faixa de Gaza e em Israel.
O anúncio é desta segunda-feira, 8 de janeiro.
A informação circulava após o canal estatal americano Voice of America (VOA) divulgar imagens de um lançador de granadas no arsenal do grupo terrorista com escritas em coreano (foto).
Nesta segunda, com informações da Inteligência sul-coreana, a agência de notícias local Yonhap confirmou a informação da VOA.
Segundo a Yonhap, o Serviço Nacional de Inteligência da Coreia do Sul tem, como sua avaliação do caso, "a mesma da reportagem da VOA".
"Atualmente é difícil fornecer tais provas devido à necessidade de proteger as fontes de informação", acrescentou.
"O Hamas usa muito equipamento produzido pela Coreia do Norte, que é levado para o Irã e então é contrabandeado para o Hamas", diz o analista militar Ricardo Cabral, do site História Militar em Debate.
Para além do conflito na Faixa de Gaza e Israel, armamento norte-coreano também é usado na guerra na Ucrânia, segundo afirmou a Casa Branca na quinta-feira, 4 de janeiro.
Fábrica de mísseis do Hamas
Em outra história nesta segunda, 8, as Forças de Defesa de Israel, FDI, anunciaram descobriram a maior fábrica de armas do Hamas, desde o início da guerra contra esse grupo terrorista, em outubro do ano passado.
A fábrica fica em Bureji, uma área civil densamente povoada no centro de Gaza e fica no subterrâneo, abaixo da principal rodovia que liga o norte ao sul do território.
Os soldados encontraram um estranho edifício, com uma sala de estar com sofás e um banheiro. No cômodo seguinte, notaram a entrada de uma escada, que dava para um túnel de 20 metros de profundidade, levando até um depósito.
Dentro do armazém havia outro túnel, muito mais profundo e com elevador. Segundo as FDI, o túnel ligava-se a uma grande rede subterrânea, que foi utilizada pelo Hamas para distribuir os mísseis para todas as áreas do enclave.
Pela imagem, é possível constatar que os terroristas evoluíram bastante em sua produção de mísseis. Se no começo eram projéteis caseiros, feitos com tubos de PVC, agora o Hamas tem espaços em que funcionam linhas de produção de mísseis com alta tecnologia.
Alguns dos componentes encontrados eram para foguetes de longo alcance, com capacidade para atingir o norte de Israel. Os israelenses também localização equipamentos para melhorar a precisão dos mísseis e de morteiros.
Segundo as Forças de Defesa de Israel, esses equipamentos foram fornecidos pelo Irã. Até então, sabia-se apenas que o grupo terrorista libanês Hezbollah tinha acesso à tecnologia iraniana de produzir mísseis guiados de longa distância.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Odete6
2024-01-09 09:15:43Pois é, a escória do planeta é sólida e inquebrantavelmente unida. Só há uma solução para todo esse extrato de subespécie e todos nós sabemos qual é.