Grupo de Onyx vê fogo amigo de Guedes, Fraga e militares; aposta é pela exoneração
Aliados de Onyx Lorenzini atribuem ao ministro da Economia, Paulo Guedes, a ministros da ala militar e ao ex-deputado Alberto Fraga a articulação para esvaziar os poderes do chefe da Casa Civil. Diante dos sinais emitidos pelo presidente Jair Bolsonaro, o grupo de Onyx já dá como certa a exoneração dele. A aposta é que...
Aliados de Onyx Lorenzini atribuem ao ministro da Economia, Paulo Guedes, a ministros da ala militar e ao ex-deputado Alberto Fraga a articulação para esvaziar os poderes do chefe da Casa Civil. Diante dos sinais emitidos pelo presidente Jair Bolsonaro, o grupo de Onyx já dá como certa a exoneração dele. A aposta é que ele deve assumir a liderança do governo na Câmara.
Nos bastidores, auxiliares de Onyx dizem que Guedes e um ministro militar foram os responsáveis por avisar Bolsonaro sobre a viagem a Davos e à Índia do então número 2 da Casa Civil, Vicente Santini, a bordo do avião da FAB. A viagem desencadeou a demissão de Santini e a transferência do Programa de Parcerias de Investimentos, o PPI, para o Ministério da Economia.
Para aliados de Onyx, a articulação de Guedes visava justamente enfraquecer o colega de Esplanada para que ele perdesse o PPI. Como Crusoé mostrou mais cedo, o secretário de Desestatização e Desinvestimento do Ministério da Economia, Salim Mattar Júnior, vinha tentando, desde o segundo semestre do ano passado, tirar o programa da Casa Civil.
Já Fraga, na avaliação do grupo de Onyx, estaria interessado na saída do colega de partido -- ambos são do DEM -- para ser beneficiado pela futura dança das cadeiras. No governo, fala-se que, caso Onyx seja exonerado, quem comandaria a Casa Civil seria o ministro Jorge Oliveira, da Secretaria-Geral da Presidência, abrindo espaço para Fraga assumir pasta de Jorge.
Aliados de Onyx admitem, nos bastidores, que Bolsonaro já queria demitir o ministro, e o episódio envolvendo Santini teria sido a desculpa que o presidente precisava para fazer a troca. A liderança do governo na Câmara seria uma espécie de "prêmio de consolação" para Onyx. O ministro está em férias nos Estados Unidos e antecipou para esta quinta-feira, 30, o retorno ao Brasil.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Cláudio
2020-01-31 08:14:46Blá,blá, blá... Até tu Crusoé ! O que será que interessa ao povo e à nação ? Gente vaidosa, política e incompetente ou a eficiência e geração de riquezas do PG e do Mattar ?
Eduardo
2020-01-30 21:13:42Qual a fonte da notícia? Hora da venenosa, Caras, Contigo ou será o Nelson Rubens? Mama Bruschetta ou será o Leão Lobo?
Benedicto
2020-01-30 20:07:15A ambição desse Guedes é arrasadora, quer tudo para ele.. O Guedes tem olho de qual bicho??? Já cansou seu olho grande!!
Miguel
2020-01-30 16:47:08Será que todos que escrevem os artigos são jornalistas de verdade? Parece que têm alguns jornaleiros escrevendo. PÁTRIA AMADA BRASIL.
Vilma Brito
2020-01-30 16:16:06Onyx Lorenzoni, já tinha sobre seus ombros, a indicação de ALCOLUMBRE para o SENADO, enquanto SIMONE TEBET, super preparada para Presidencia do Senado, abdicou e temos o que vimos em 2019, com DAVID ALCOLUMBRE, ditando no Senado. Agora, um gasto do nosso dinheiro, de mais de R$ 700.000,00 pela CASA CIVIL, sob a chefia de ONYX. Não convenceu o eleitorado, via PLANALTO. Não está entre os MINISTROS MERITOCRÁTICOS de BOLSONARO, que gostaríamos de ver revesando a Presidencia nas futuras eleições.
José
2020-01-30 15:59:57Gadelha, você é tão preocupado com fofocas que nem revisa seus textos direito. Quem é Onyx "Lorenzini"?
Moisés
2020-01-30 15:51:55Gadelha, qual é o nome dessa nova novela? Mais uma sua! Pelo menos nas tuas novelas o mocinho sempre ganha e o patife que escreve sempre perde. kkkk
José
2020-01-30 15:27:17Kd o Zé Ruela do Jose???? Só postando potocas em relação ao governo Bolsonaro.... Sem noção e bossal!!!!
Getulio
2020-01-30 15:24:39Em Onyx não viam gênio os gaúchos que conheço. Sua escolha era tida como grave equívoco (Vide ação dele no Senado). Mas liderança implica lealdade -- em duas direções. Caso contrário, a imagem que se transmite é semelhante à do STF, caos supremo: celeuma, estridência, instabilidade. Nem carnaval se organiza assim. Coronéis dinásticos do NE apostam na queda do governo. Nele enxergam repeteco da baderna associada com os 39 ministérios de Dilma Rousseff, que incluíam os notórios Três Porquinhos.
GIGI
2020-01-30 15:10:07Gadelha, você gosta de por lenha na fogueira e de fomentar intrigas palacianas. Um roteiro excelente para as decadentes novelas da Globo... Quanto ao Onix, ele não soube articular como devia as eleições dos presidentes da Câmara e do Senado, isso sim... e deu no que deu.