Governo rejeitou pagar aluguel de avião americano para levar oxigênio a Manaus
Em meio à crise no abastecimento de oxigênio no Amazonas em razão da explosão de casos da Covid-19, os Estados Unidos ofereceram ao governo de Jair Bolsonaro o aluguel de um avião militar para transporte do insumo. O Ministério da Saúde, no entanto, não aceitou a negociação, por entender que os "esforços nacionais" já eram suficientes. A...
Em meio à crise no abastecimento de oxigênio no Amazonas em razão da explosão de casos da Covid-19, os Estados Unidos ofereceram ao governo de Jair Bolsonaro o aluguel de um avião militar para transporte do insumo. O Ministério da Saúde, no entanto, não aceitou a negociação, por entender que os "esforços nacionais" já eram suficientes.
A oferta, feita no dia 26 de janeiro – já no governo de Joe Biden –, se deu em resposta aos apelos dos ministérios da Saúde e das Relações Exteriores pelo fornecimento do gás hospitalar "em caráter de assistência humanitária". Uma nota diplomática encaminhada pela Embaixada dos Estados Unidos ao Itamaraty informou que Washington não poderia doar o oxigênio, mas que havia a possibilidade de disponibilizar uma aeronave militar, mediante pagamento.
"O governo dos Estados Unidos não é capaz de entregar oxigênio líquido como proposto pela nota do Ministério das Relações Exteriores. A embaixada compartilha da preocupação do governo brasileiro com relação ao aumento significativo no número de casos da Covid-19 no Amazonas e continua a coordenar esforços entre parceiros dos EUA e do Brasil", diz o documento. "A embaixada tem a honra de informar ao Ministério que está pronta para discutir um possível transporte aéreo das Forças Armadas dos Estados Unidos, sujeito a reembolso, para fornecer transporte de oxigênio líquido, bem como outras alternativas disponíveis localmente para atender às necessidades identificadas pelo Ministério", acrescentou a nota.
Ao ser informado que teria que pagar pelo uso do avião militar americano, o Ministério da Saúde declinou. "Como os esforços nacionais foram suficientes para normalizar o suprimento de oxigênio no Amazonas, cessou a força maior que justificaria a vinda, mediante pagamento, de aeronave militar estrangeira", justificou o secretário-executivo da pasta, o coronel Élcio Franco, em ofício encaminhado à Câmara dos Deputados para responder questionamentos da deputada Perpétua Almeida, do PCdoB do Acre.
No documento, o militar elenca medidas tomadas pelo Ministério da Saúde para normalizar o abastecimento de oxigênio no Amazonas, incluindo parcerias com os ministérios da Infraestrutura, Defesa e Justiça para fornecer o gás para a rede hospitalar de Manaus. "Em 8 de janeiro de 2021 este Ministério tomou ciência de problemas relacionados ao abastecimento de oxigênio da rede de saúde do Amazonas", justifica Franco. Conforme mostrou Crusoé, o governo foi alertado em março de 2020 sobre a possibilidade de colapso no abastecimento de oxigênio no país.
O pedido feito aos Estados Unidos foi resultado de solicitações do deputado Marcelo Ramos, do PL do Amazonas, atual vice-presidente da Câmara. Um dia depois da resposta negativa da embaixada, o parlamentar reclamou nas redes sociais. "Fiz minha parte. Se os governos não se entendem que assumam suas responsabilidades", criticou. No auge da crise em Manaus, a ditadura de Nicolás Maduro chegou a doar oxigênio para o Brasil.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
ANDRE
2021-03-18 09:02:42Se foi suprida a necessidade com aeronaves brasileiras não o que se falar no assunto. Os imbecis e sem visão não se atentam para a possibilidade de um avião de reconhecimento na Amazônia coletando dados para o intuito de Biden, apropriar dela. Acorda!!
Jaime
2021-03-17 22:53:48É, mudou o ministro mas não o ministério. Biden é democrata. E já avisou que quer a Amazônia para si e os europeus. Pelas Leis Intencionais, um avião militar, ao adentrar o espaço aéreo de um país, está submetido as Leis desse país. Ou seja: come regrado. Se o Brasil FRETAR um avião, tenha ele a NATUREZA q tiver, o Código NÃO funciona. Biden precisa d informações, fotos e vídeos, pra embasar seu golpe contra a Amazônia. Brasil acima de tudo. Fora, americanos!
PAULO
2021-03-17 16:58:06A tomada de decisão do Ministério da Saúde é muito falha. Declinar desse arranjo com os americanos trouxe consequências. Não saberia mensurar se salvaria vidas. Mas fato é que pessoas morreram por falta de oxigênio. Esse arranjo evitaria isso ou diminuiria o caos? Então deveria ter sido feito.
Leandro
2021-03-17 16:39:07Tá certo, não passaremos vergonha traficando com este avião!
Alexandre
2021-03-17 16:29:43Esse noticiário da imprensa aparelhada e esquerdopata, estilo Crusoe... tá cansativo Por isso que essa imprensa tá totalmente desacreditada. Pqp
Oswaldo
2021-03-17 15:42:15Cadê a CPI?
Reginaldo
2021-03-17 15:06:53Acho é pouco Jair Bolsonaro puxou tanto o saco dos estados unidos e aí , olha o que deu. Idéia de jerico. O Brasil tem que aprender.
Míriam
2021-03-17 15:05:42Quantas vidas custaram essa mesquinharia do governo brasileiro?? Dinheiro para propaganda e emendas parlamentares para eleger os presidentes da Câmara e do Senado, com certeza, não faltou...
Fernando
2021-03-17 14:51:25Os EUA são um país capitalista. A Força Aérea de lá não faz operações gratuitas para resgate de aeronaves de frotas privadas, acidentadas, gratuitamente, por exemplo, como as nossas fizeram no avião da Gol e do da equipe do Chapecoense. Aqui nós é quem pagamos o pato, lá são as empresas, públicas ou privadas.
Odete6
2021-03-17 14:37:03Bobagem. Temos aviões, ora. E é bem sovina da parte dos EUA, nação tão rica, "cobrar pelo custo" da """ajuda humanitária""", q mais parece propaganda do governo deles p/ parecer """caridoso""" frente ao planeta do que na verdade conduta de real solidariedade. Não nos faltam aeronaves, o custo ficaria aqui dentro mesmo e não """pagaríamos publicidade planetária para os "pseudo-bonzinhos". Está certo não terem aceitado e erradíssimo deixarem acontecer a inominável covardia da falta de oxigênio!!!!