Governo Doria não descarta lockdown caso registros de coronavírus cresçam
O governo João Doria (foto) avaliou, nesta quinta-feira, 26, que as medidas restritivas implementadas em São Paulo mostram-se suficientes, por ora, para conter o avanço do novo coronavírus no estado. A gestão do tucano, entretanto, ressaltou que pode adotar iniciativas mais duras, como o lockdown, caso os registros da doença passem a crescer sistematicamente. O...
O governo João Doria (foto) avaliou, nesta quinta-feira, 26, que as medidas restritivas implementadas em São Paulo mostram-se suficientes, por ora, para conter o avanço do novo coronavírus no estado. A gestão do tucano, entretanto, ressaltou que pode adotar iniciativas mais duras, como o lockdown, caso os registros da doença passem a crescer sistematicamente.
O secretário de Saúde, José Henrique Germann, usou comparativos para explicar a situação. Ele lembrou que São Paulo chegou a ter 90% dos casos de Covid-19 no país. O percentual caiu para 30%, conforme boletim divulgado pelo Ministério da Saúde na quarta-feira, 25.
“O que mostra para nós, nesse cenário que estamos vendo hoje, que as medidas de restrição de mobilidade estão sendo suficientes ou pelo menos colaborando de forma bastante efetiva para que a gente tenha 862 casos”, observou.
Se os números subirem rapidamente à frente, no entanto, o secretário ressaltou que o governo aumentará as restrições para evitar o colapso do sistema de saúde. “Estamos fazendo um distanciamento social. O próximo passo, se houver necessidade, seria o isolamento domiciliar ou social. E, se houver necessidade ainda de apertar mais esse cinto, seria o lockdown, com a característica de uso da força policial para manter as pessoas em casa”, explicou.
“Não estamos nessa situação ainda. Não sei se estaremos. Mas se mantivermos os idosos em casa, tal qual um lockdown, teremos um comportamento da crise que talvez nos favoreça”, emendou.
Outra possibilidade, conforme o governador João Doria, trata-se da abordagem dos idosos que circulam nas ruas. "Se continuarmos vendo nas ruas pessoas visivelmente com mais de 60 anos, elas poderão ser abordadas por policiais e agentes da GCM [Guarda Civil Metropolitana] recomendando que sigam para suas casas", afirmou.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
AMELIA
2020-03-27 09:30:10os idosos não são reservatorio de COVID19 !!! são os jovens que convivem em BANDOS e tem poucos sintomas quando infectados ,que o disseminam e levam o virus para os avós ao retornar dos "encontros" funk , rave, etc etc !!!!!!
Renato
2020-03-26 22:14:19Não sou fã de Dória, mas é fato que, ao contrário do pateta de Brasília, ele lidera e o combate ao vírus em São Paulo avança.
Juarez
2020-03-26 20:23:04DORIA FDP votei nesse BONECO pro França não ganhar. PSDB = PT = CORRUPTOS FGHC CHARLATÃO protetor dos Corruptos AECIO , SERRA , ALCKMIN, Azeredo FHC MANIPULA seu Servo : GILMAR LAX DORIA PILANTRA DORIA FALSO
Noé
2020-03-26 20:19:50Não devemos brigar com a minoria, aqui, que defende o Doria. Vamos ter paciência, a verdade não está muito longe. Já já a postura cansativa e absolutamente artificial desse "político" se desvanecerá em meio ao reconhecimento de que o Presidente estava certo. Sou brasileiro e amo meu país, nessa posição, tudo o que desejo é o progresso e a educação do povo - do qual sou integrante. E nesse momento o melhor que posso fazer é torcer para que o governo possa tornar o Brasil cada vez melhor.
Fabio
2020-03-26 18:56:09Esse Dória vigarista e traídor nunca mais vai ter o meu voto! Lixo.
SebastiãoApóstoloVilela
2020-03-26 18:49:36É do Centrão. Pior que voltei nesse fisiológico!
Fabiano
2020-03-26 18:42:41Este Doria quer estrangular a economia e deixar a população sem emprego e sem dinheiro. Ele é pior que o coronavirus.
César
2020-03-26 18:25:49Grande palhaço sem vergonha na cara eu votei nesse vagabundo me arrependo até o último fio de cabelo, quer ficar brincando com a saúde dos outros, quis bater de frente e se machucou muito. Não se levanta nunca mais...Ótimo
Júlio
2020-03-26 17:53:56Dória o traidor. Primeiro traiu os paulistanos, depois traiu o Alckim, depois do bolsodoria traiu o Bolsonaro, os próximos com certeza serão os paulista, vai gostar de trair assim la adiante. Está se achando, mas sua preocupação não é com a população e sim com seu futuro político.
PAULO
2020-03-26 17:37:12Hipó.crita