Governo autoriza a concessão de mais dois parques nacionais
A Casa Civil da Presidência da República deu aval para a concessão de mais duas unidades de conservação ambiental à iniciativa privada. Os Parques Nacionais de Aparados da Serra e Serra Geral, na divisa dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, devem ser repassados à administração privada, após processo de licitação....
A Casa Civil da Presidência da República deu aval para a concessão de mais duas unidades de conservação ambiental à iniciativa privada. Os Parques Nacionais de Aparados da Serra e Serra Geral, na divisa dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, devem ser repassados à administração privada, após processo de licitação. A Casa Civil autorizou a inclusão das unidades ambientais no Programa de Parcerias de Investimentos, o PPI, e no Programa Nacional de Desestatização. O processo deve ser conduzido pelos ministérios do Meio Ambiente e da Economia.
De acordo com a resolução que autorizou a concessão, a medida vai permitir “que a administração pública federal concentre seus esforços nas atividades em que a presença do Estado seja fundamental para a consecução das prioridades nacionais”. Ainda segundo a Casa Civil, a concessão vai “ampliar as oportunidades de investimento e emprego no país e estimular o desenvolvimento econômico nacional”.
Atualmente, não há cobrança de ingresso para a entrada nos dois parques. A eventual exigência de taxa e os valores serão analisados durante o processo de modelagem da parceria. Depois do aval da Casa Civil, faltará ainda a publicação de um decreto do presidente Jair Bolsonaro para oficializar a autorização de parceria público-privada. Em dezembro, o governo já havia incluído no programa de concessões os parques nacionais dos Lençóis Maranhenses, Jericoacoara e do Iguaçu.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (7)
Nisara
2020-02-03 18:11:54My bom! Quanto mais a iniciativa privada assumir, mais magro fica o Brasil e,consequentemente,menos politicagem
Jose
2020-02-03 15:06:00Bozista so escreve besteirol. A concessão é para a área pública do parque e não para a administração do parque. O Parque continua sendo administrado pelo ICMBIO. Por fim, não há nada de novo aqui. A lei e as regras para a concessões existem desde que a Marina foi ministra do Meio Ambiente. O Salles só está fazendo o feijão com arroz! Bozista não conhece nem as regras do próprio país. Esperar o que deles?
Massaaki
2020-02-03 14:56:58Aí, sim. A direção e o caminho estão certos.
VICENTE
2020-02-03 13:04:44O STF vai derrubar.
Leonard Nimoy
2020-02-03 12:15:01Olhem o quanto evoluiu o parque das cataratas depois da gestão privada. Padrão primeiro mundo.
Paulo
2020-02-03 12:04:50Ótimo!! Que venham novas concessões. Tem que cobrar ingressos sim, afinal não existe milagre.
Miguel
2020-02-03 11:41:05Eta governo DANADO de BÃO. Se continuar assim dentro de uns 8 anos nenhum calhorda de esquerda vai se eleger por que não vai ter mais nenhum eleitor calhorda para votar neles. PÁTRIA AMADA BRASIL.