Governador do PT sugere que prefeitos mantenham feiras e comércio abertos
O governador da Bahia, Rui Costa (foto), do PT, parece estar alinhado com o presidente Jair Bolsonaro no que diz respeito à reação à pandemia do novo coronavírus. Em transmissão ao vivo pelo Youtube nesta quinta-feira, 26, o petista sugeriu a prefeitos de municípios baianos sem casos confirmados da Covid-19 que mantenham o comércio e feiras...
O governador da Bahia, Rui Costa (foto), do PT, parece estar alinhado com o presidente Jair Bolsonaro no que diz respeito à reação à pandemia do novo coronavírus. Em transmissão ao vivo pelo Youtube nesta quinta-feira, 26, o petista sugeriu a prefeitos de municípios baianos sem casos confirmados da Covid-19 que mantenham o comércio e feiras livres funcionando. Ele defendeu, porém, que festas e aulas continuem suspensas.
Costa disse respeitar a autonomia dos municípios, mas afirmou que tem dado uma "sugestão" aos prefeitos que o procuram. "No município que não tem caso confirmado, eu não sugiro, não faria fechamento de feira livre. Se no meu município não tem nenhum caso confirmado, não vejo sentido em fechar feira livre. O que a gente pode tomar cuidado é de uma barraca para outra, se era uma junto da outra, espaça, bota dois metros", afirmou.
"Não acho necessário cancelar feira livre, até porque é o local que o agricultor pobre, que fez lá o seu cultivo da sua mandioca, da sua farinha, do seu mel, da sua hortaliça, precisa vender, e as pessoas na cidade precisam comprar para se alimentar. O comércio, na minha opinião, a mesma coisa", acrescentou. Para o governador, o certo é só fechar as feiras e o comércio quando tiver no município ou na cidade vizinha um caso confirmado da doença.
O petista defende que as medidas de restrição devem ser "gradativas, crescendo de acordo com a situação". "Vamos deixar para tomar medida drástica no momento correto, até porque as pessoas vão se estressando se ficarem confinadas e vai chegar o momento que vamos precisar tomar essas medidas duras. (...) Se tomar uma semana antes a medida, pode ser que, quando precisar tomar a medida, o povo já não aguenta mais", declarou.
Desde as primeiras fases do coronavírus no Brasil, Bolsonaro também vem adotando discurso de que é preciso manter o comércio funcionando, para evitar o aumento do desemprego e, consequentemente, o agravamento da crise econômica. O presidente, porém, é mais radical que o governador da Bahia e defende que até mesmo as escolas voltem a funcionar, deixando isolados apenas idosos e outros integrantes do grupo de risco.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Fernando
2020-03-27 17:10:24Finalmente o bom-senso!
ricardo
2020-03-27 12:04:31petista raciocinando! isto é incrivel! inscreditaval kkk somos todos bolsonaro!
Manoel
2020-03-27 09:39:37Arre!!!Então petistas tem cérebro ?
Uira
2020-03-27 00:43:30Pois quando o ESTADO tem que entrar EM CENA é pq a SITUAÇÃO já SAIU DE CONTROLE e MEDIDAS DRÁSTICAS precisam ser tomadas. Como é FÁCIL de perceber, estas MEDIDAS têm um IMPACTO ECONÔMICO que seria DISPENSÁVEL se os INDIVÍDUOS tomassem CUIDADO com a PRÓPRIA SAÚDE e HIGIENE. Destarte, os INDIVÍDUOS precisam ter RESPONSABILIDADE SOCIAL e evitar que RECURSOS ESCASSOS sejam CONSUMIDOS quando MEDIDAS SIMPLES poderiam ter evitado o USO deles.
Uira
2020-03-27 00:39:23CUIDAR DA SAÚDE não é um ATO DE CIDADANIA e CONSCIÊNCIA SOCIAL? Não é um ATO COLETIVO? Não é um ATO PATRIOTA? Portanto, antes do CONFINAMENTO, as pessoas deveriam ser LEMBRADAS de que não é só o CORONA VÍRUS que requer CUIDADOS, é a SAÚDE de MODO GERAL, pois o que não faltam são DOENÇAS que podem ir desde um DESCONFORTO PASSAGEIRO a uma FATALIDADE. Inclusive, adotar MEDIDAS GRADATIVAS é exatamente uma MANEIRA de se passar ao CIDADÃO a RESPONSABILIDADE de CUIDAR DA PRÓPRIA SAÚDE.
Uira
2020-03-27 00:35:13Afinal, o CORONA, como BOA PARTE DAS DOENÇAS INFECCIOSAS não ocorrem exatamente devido ao CONTATO HUMANO e da FALTA DE HIGIENE? Se um INDIVÍDUO não adota PRÁTICAS HIGIÊNICAS, isto não implicaria que ele está colocando os OUTROS no seu ENTORNO SOB RISCO de serem INFECTADOS? Portanto, quem ADOTA HÁBITOS SAUDÁVEIS não está tendo CUIDADO consigo, com aqueles que AMA e até com quem ele não tem NENHUMA RELAÇÃO DE SANGUE e/ou AFETIVA?
Uira
2020-03-27 00:32:12Desde a ALIMENTAÇÃO passando pelo SEXO, ATIVIDADE FÍSICA, HIGIENE e EXAMES REGULARES, a SAÚDE de um INDIVÍDUO não está só no AMBIENTE à volta dele, mas a TODOS OS HÁBITOS que ele possui. A MORTE por DOENÇA ou MAL SÚBITO não é decorrente de somente um FATOR, mas o ACÚMULO dele até que o COPO ENTORNA e o INDIVÍDUO BATE AS BOTAS. SAÚDE não é só um ATO INDIVIDUAL, mas COLETIVO, pois os seus HÁBITOS afetam TODOS aqueles à sua VOLTA.
Uira
2020-03-27 00:27:08Inclusive, não se trata só de PREVENÇÃO, mas de AMOR, pq se um ENTE QUERIDO como um AVÔ ou AVÓ adoece, isto não pode representar tanto um IMPACTO PSICOLÓGICO quanto FINANCEIRO sobre aqueles que tem que CUIDAR dele? CUIDAR DA SAÚDE para ter uma VELHICE SAUDÁVEL é um ATO DE AMOR PRÓPRIO e para com os demais, se aplica para o CORONA, assim como se aplica para qq OUTRAS SITUAÇÕES. O CORONA VÍRUS é uma OPORTUNIDADE de se CONSCIENTIZAR a POPULAÇÃO quanto à IMPORTÂNCIA de se adotar HÁBITOS SAUDÁVEIS.
Uira
2020-03-27 00:23:47SUSPENDER as FESTAS e as AULAS atuam nos dois SENTIDOS, REDUZIR a CONCENTRAÇÃO e CIRCULAÇÃO de INDIVÍDUOS. A questão das AULAS é quanto ao CONTATO entre as CRIANÇAS e o GRUPO DE RISCO. No entanto, quem é que deveria TOMAR CUIDADO? Não é o GRUPO DE RISCO? Se eles ainda são uma FATIA ÍNFIMA DA POPULAÇÃO, faz SENTIDO se parar um país pq eles NÃO TOMAM OS CUIDADOS DEVIDOS? Seria até uma FORMA de se ALERTAR e CONSCIENTIZAR para que IDOSOS cuidem de sua SAÚDE.
Uira
2020-03-27 00:21:00Fora isto, uma vez que já há um MAIOR INSULAMENTO, havendo o INDICATIVO de que há o SURGIMENTO ou AUMENTO REPENTINO no NÚMERO DE CASOS, não seria só ADOTAR AS MEDIDAS DE CONFINAMENTO, dado que as CONDIÇÕES LOCAIS já são mais PROPÍCIAS para COIBIR a TRANSMISSÃO, tal como MENOR CONCENTRAÇÃO e CIRCULAÇÃO DE PESSOAS? Só manter as POPULAÇÕES LOCAIS já não será SUFICIENTE para que o MAIOR CUIDADO e DISTANCIAMENTO ajam como DESACELERADORES da TRANSMISSÃO?