Ricardo Stuckert / PR

Gleisi Hoffmann compara Lula e Biden e critica “etarismo”

05.07.24 11:00

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, reclamou nesta sexta, 5, no X, antigo Twitter, dos que, segundo ela, comparam “depreciativamente Joe Biden com o presidente Lula. Para ela, trata-se de uma “modinha da mídia“.

Lula assumiu seu terceiro mandato com 77 anos, em janeiro de 2023. Hoje está com 78. Quando terminar os quatro anos de seu mandato, no final de 2026, ele terá 81 anos.

Joe Biden assumiu a Presidência na Casa Branca com 78 anos, em janeiro de 2021. Ele fará 82 anos em novembro deste ano e terminará seu primeiro mandato com essa idade.

A proximidade entre as idades de Joe Biden e Lula no exercício do atual mandato — de apenas um ano — é algo que pode ser facilmente percebido.

Gleisi, contudo, rejeita as comparações entre os dois presidentes.

Uma diferença notável é que Biden só agora está tendo de lidar com o preconceito, algo que Lula sofreu e vem vencendo ao longo da vida“, escreveu ela.

A presidente do PT, porém, não dá exemplos de notícias preconceituosas que abordem a idade do presidente brasileiro.

Em seguida, Gleisi cita o “etarismo“, um termo recente que faz referência ao preconceito com as pessoas mais velhas.

 

Segundo ela, “colunistas e publicações sem assunto” usam o “etarismo como argumento depreciativo na politica“.

Por fim, ela parte para cima de Jair Bolsonaro (69 anos) e Donald Trump (78): “são ambos seres humanos arrogantes e desqualificados, ambos são políticos manipuladores do ódio e do preconceito, ambos são golpistas e inimigos da democracia“.

 

Leia em Crusoé: Um limite para a idade do presidente

 

A questão que está sendo colocada no Brasil e nos Estados Unidos, contudo, não é a idade avançada, mas a capacidade cognitiva de um presidente exercer o seu ofício.

Em maio, durante uma visita à cidade gaúcha de São Leopoldo, o petista afirmou que ainda irá disputar “umas dez eleições“, algo não permitido na Constituição brasileira.

Eu vou viver até os 120 anos, eu vou demorar. Já falei para o homem lá em cima: não estou a fim de ir embora. Preciso disputar umas dez eleições, mais uns 20 anos. O Lula de bengala disputando eleição“, afirmou.

Além de terem idades parecidas, Lula e Biden têm a mesma propensão a se grudar ao cargo.

Para Gleisi, contudo, qualquer equivalência entre os dois é “modinha da mídia” e “etarismo“.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
Mais notícias
Assine agora
TOPO