Gabriel Boric diz que foi 'erro' não convidar ditaduras para Cúpula das Américas
O presidente do Chile, Gabriel Boric (à esquerda na foto), fez sua campanha no ano passado baseada na valorização dos direitos humanos. Ele chegou a criticar o ditador da Venezuela Nicolás Maduro nas redes sociais, condenou a invasão russa da Ucrânia e nomeou para o Ministério das Relações Exteriores Antonia Urrejola, que foi presidente da...
O presidente do Chile, Gabriel Boric (à esquerda na foto), fez sua campanha no ano passado baseada na valorização dos direitos humanos. Ele chegou a criticar o ditador da Venezuela Nicolás Maduro nas redes sociais, condenou a invasão russa da Ucrânia e nomeou para o Ministério das Relações Exteriores Antonia Urrejola, que foi presidente da Comissão Interamericana de Direitos Humanos.
Nesta segunda, 6, em um encontro com o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau (à direita na foto), em Ottawa, Boric disse que "foi um erro" os Estados Unidos não terem convidado as ditaduras da Venezuela, Cuba e Nicarágua para a Cúpula das Américas. Por causa disso, o presidente do México, Andrés López Obrador, negou-se a ir ao evento que começará nesta quarta, dia 8, em Los Angeles.
Ao justificar sua opinião, Boric disse que o gesto americano de ignorar essas ditaduras acaba reforçando seus governos autoritários. "Esse não é o caminho e não tem dado resultados historicamente", disse Boric. "Quando os Estados Unidos pretendem excluir alguns determinados países, finalmente o que faz é reforçar a posição que eles têm e isso nós acreditamos que é um erro e vamos dizer isso na Cúpula, sem por um momento deixar de levantar nossa voz para defender os direitos humanos."
Como defender o convite a ditaduras e valorizar os direitos humanos parecem posições bastante conflitantes, não será tão fácil para Boric manter um equilíbrio.
Em Los Angeles, o presidente Jair Bolsonaro terá uma reunião bilateral com o americano Joe Biden. A data do encontro ainda não foi divulgada.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (5)
JULIANA
2022-06-06 16:57:24Excluir, fingir q não existe e continuar caminhando como se estivesse td bem, não está funcionando mesmo.
Sergio
2022-06-06 16:41:41Boric só quer aparecer, fazendo média pra chamar a atenção, mas essa jogada já tá muito manjada...
Amaury G Feitosa
2022-06-06 16:26:55Nesta está certo afinal queiram ou não são ditaduras institucionalizadas e sem estas o encontro perde legitimidade ... é a velha arrogância ianque.
Odete6
2022-06-06 16:25:27Ditaduras devem ser radicalmente execradas e segregadas.
Franco
2022-06-06 16:05:48Esquerda é sempre infame e covarde. Direitos humanos só os assassinos deles.