Fux defende Sete de Setembro com ‘responsabilidade cívica e respeito institucional’
O presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, realizou nesta quinta-feira, 2, um discurso em defesa da democracia e de manifestações pacíficas no Sete de Setembro. O posicionamento ocorre depois que o presidente Jair Bolsonaro fez convocações para atos no feriado, com menções a possíveis episódios de violência na data. “Com flores não se ganha...
O presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, realizou nesta quinta-feira, 2, um discurso em defesa da democracia e de manifestações pacíficas no Sete de Setembro. O posicionamento ocorre depois que o presidente Jair Bolsonaro fez convocações para atos no feriado, com menções a possíveis episódios de violência na data. “Com flores não se ganha a guerra. Se você quer paz, se prepare para a guerra”, disse o chefe do Planalto, sobre a mobilização em torno das manifestações.
Fux abriu a sessão desta quinta-feira, em que será julgado o processo relacionado ao marco temporal para a demarcação de terras indígenas, e, antes dos votos dos ministros, discursou sobre a necessidade de preservação do estado democrático de Direito. “O patrimônio coletivo, a nossa democracia, desperta um senso de responsabilidade de todos os brasileiros, que devem reafirmá-la em todos os momentos. A nossa democracia não nos foi herdada ou outorgada, mas corajosamente conquistada”, disse.
“A crítica construtiva provoca reflexões, descortina novos pontos de vista e convida ao aprimoramento institucional. A crítica destrutiva, por sua vez, abala indevidamente a confiança do povo nas instituições do país”, acrescentou Fux, que defendeu ainda a necessidade de uma “postura ativa e ordeira da população, em prol de suas pautas sociais, políticas e ideológicas”.
Estimulados por Bolsonaro, policiais militares e integrantes das Forças Armadas, da ativa e da reserva, têm se organizado para participar dos atos. A mobilização de pessoas armadas, associada ao discurso de teor violento do presidente da República, suscitou a preocupação com relação ao Sete de Setembro.
Luiz Fux disse acreditar que “os cidadãos agirão em suas manifestações com senso de responsabilidade cívica, respeito institucional e cientes das consequências jurídicas de seus atos, independentemente da posição política e ideológica que ostentam”.
“Em ambiente democrático, manifestações públicas são pacíficas. Por sua vez, a liberdade de expressão não comporta violências e ameaças. O exercício de nossa cidadania pressupõe respeito à integridade das instituições democráticas e seus membros”, finalizou.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
PAULO
2021-09-02 18:53:401- A manifestação pró-Bolsonaro é um grande engodo. Digo isso por experiência profissional. Participei de algumas negociações tensas. Imagina bandidos que assaltam um banco. A polícia é avisada e cerca o prédio. Então os bandidos tornam os funcionários e clientes reféns. Você vai negociar. Eles pedem para libertar os reféns, o vice-presidente da nação, o presidente do STF, o presidente da Câmara dos Deputados e o presidente do Senado. Não existe a mínima chance de negociar nesses termos.
William
2021-09-02 18:31:23😄😁😃😂🐁. Só falta falar que foi ele que convocou a manifestação.
Claudio
2021-09-02 18:23:22Novamene o FUX se coloca acima da CF ao promover o medo dos participantes do ato democrático no dia 07/09. Todo mundo sabe que quem comete bagunça e depredação é o pessoal da esquerda e nunca sofreu qualquer tipo de advertência de organismos da Justiça. Pq essa advertência agora justamente pq é em favor do PR? Que falta de isenção. Isso é ameaça velada e indisfarçável do seu autoritarismo. Ninguém vai atravessar o Rubicão. São uns políticos partidários travestidos de julgadores.
GUSTAVO
2021-09-02 18:03:12Vai tomar no cu, ou Fucs, Mexeu com um mexeu com todos, vá a puta que o pariu
Cleoma
2021-09-02 18:00:23O dia 12/07/21. Será o novo dia da independência
Patricia
2021-09-02 17:19:51Estou curiosa sobre 7 e 12 de setembro. Quem terá mais força?
Júlio
2021-09-02 16:50:06Aprimoramento!! Gostei. Não é por acaso que mais de 70% da população está insatisfeita com a atuação dos senhores ministros. Democracia, ótimo, mas não com os senhores que estão à anos protegendo políticos corruptos e bandidos. O caos está aí por culpa maior de vcs. O aprimoramento será a troca por ministros de caráter e que defendam a constituicão, o país e o povo.
Humberto
2021-09-02 16:37:21Se fizerem baderna “CADEIA “ nestes vagabundos , já não sabem o que vão reivindicar !!!! Eles querem é babar o ovo deste Miliciano Ladrao !!! Turma de Brasileiros Fajutos é irresponsáveis.
Heraldo Marques Figueiredo
2021-09-02 16:28:55que guerra? não há guerra, a não ser nos anseios do capadócio-mor
Roberto
2021-09-02 16:09:08#FORABOLSONARO