Fundador da União Europeia, Jacques Delors morre aos 98 anos
O diplomata francês Jacques Delors (foto), um dos fundadores da União Europeia, morreu aos 98 anos nesta quarta-feira, 27 de dezembro. A morte foi noticiada pela família de Delors e a causa não foi revelada. "[Delors] morreu esta quarta-feira de manhã, na sua casa de Paris, durante o sono", disse a filha do diplomata e...
O diplomata francês Jacques Delors (foto), um dos fundadores da União Europeia, morreu aos 98 anos nesta quarta-feira, 27 de dezembro.
A morte foi noticiada pela família de Delors e a causa não foi revelada.
"[Delors] morreu esta quarta-feira de manhã, na sua casa de Paris, durante o sono", disse a filha do diplomata e presidente da Câmara Municipal de Lille, no norte da França, Martine Aubry.
O presidente francês, Emmanuel Macron, lamentou o falecimento do diplomata.
"Um estadista francês por destino. Arquiteto inesgotável da nossa Europa. Um lutador pela justiça humana", publicou Macron no seu perfil oficial no X, rede social anteriormente conhecida como Twitter.
"Jacques Delors foi tudo isto. O seu empenho, os seus ideais e a sua retidão nos inspirarão sempre. Saúdo a sua obra e a sua memória e partilho a dor da sua família", acrescentou.
Homme d’État au destin français.
Inépuisable artisan de notre Europe.
Combattant pour la justice humaine.Jacques Delors était tout cela.
Son engagement, son idéal et sa droiture nous inspireront toujours. Je salue son œuvre et sa mémoire et partage la peine de ses proches. pic.twitter.com/3D5FBvdduh
— Emmanuel Macron (@EmmanuelMacron) December 27, 2023
Delors ficou conhecido mundialmente pelo seu papel como presidente da Comissão Europeia entre 1985 e 1995.
Ele supervisionou a fundação da União Europeia sob o Tratado de Maastricht, assinado em 1992.
Antes do Tratado de Maastricht, o bloco europeu era dividido em três entidades chamadas Comunidades Europeias: a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço, a Comunidade Europeia da Energia Atômica e a Comunidade Econômica Europeia.
Delors também coordenou a elaboração da moeda única do novo bloco, o Euro, adotada apenas a partir de 1999.
Ele presidiu o Comitê para o Estudo da União Econômica e Monetária entre 1988 e 1989. O relatório desse grupo, que serviu de alicerce para a criação do Euro, é conhecido como "relatório Delors".
Na política francesa, Delors foi ministro das Finanças do governo do presidente socialista François Mitterrand em seu primeiro mandato, de 1981 a 1984, que abandonou para assumir a presidência da Comissão Europeia.
Após arquitetar a fundação da União Europeia, o diplomata foi cotado para concorrer à Presidência da França pelo Partido Socialista em 1995.
A candidatura nunca se concretizou e aquelas eleições acabaram vencidas pelo então candidato da centro-direita, Jacques Chirac.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)