França reforçará Ucrânia com 100 caças Rafale
Zelensky e Macron assinaram carta de intenções que prevê apoio em defesa aérea a logo prazo
A Ucrânia e a França assinaram nesta segunda, 17, um acordo com a para a aquisição de 100 caças Rafale.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, anunciou que o país também receberá radares, sistemas de defesa aérea SAMP-6 e bombas guiadas francesas.
"Este é um acordo estratégico que permanecerá em vigor por 10 anos, a partir do próximo ano. Este é um acordo histórico. Hoje, juntamente com o Presidente da França, reunimo-nos com representantes de empresas de defesa. Definimos a direção da cooperação tecnológica, ou seja: trabalharemos em conjunto para aumentar o potencial industrial e tecnológico da Ucrânia e da França", escreveu no X.
Zelensky e Macron assinaram uma carta de intenções durante a cerimônia.
O apoio militar da França aparece num momento em que a Ucrânia vem enfrentando uma intensificação dos ataques russos com drones e mísseis nas últimas semanas.
Troca de prisioneiros
Em meio aos ataques, a Ucrânia negocia uma troca de prisioneiros com a Rússia, com o objetivo de libertar ao menos 1,2 mil ucranianos.
"Estamos contando com a retomada das trocas de prisioneiros de guerra”, escreveu Zelensky no X.
“Muitas reuniões, negociações e ligações estão ocorrendo atualmente para garantir isso.”
O chefe do Conselho de Segurança do país, Rustem Umerov, afirmou que conduziu consultas mediadas pela Turquia e pelos Emirados Árabes Unidos sobre a retomada do processo.
“Como resultado dessas negociações, as partes concordaram em ativar os acordos de troca de prisioneiros negociados em Istambul para libertar 1,2 mil ucranianos”, disse em comunicado no Telegram.
Os acordos de Istambul, firmados com mediação turca em 2022, estabelecem regras para grandes trocas coordenadas de prisioneiros entre Rússia e Ucrânia.
Desde então, milhares de detidos já foram trocados, embora o processo tenha sido esporádico e interrompido em momentos de escalada na guerra.
Consultas técnicas serão realizadas em breve para definir detalhes processuais e organizacionais da operação.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)