França e Ucrânia firmam acordos militares com envio de caças
Os presidentes da França, Emmanuel Macron, e da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, firmaram dois acordos de auxílio militar nesta sexta-feira, 7 de junho, em Paris. Eles incluem o envio de caças Mirage 2000. As autoridades francesas não divulgaram o número de aeronaves. "Nós temos sempre a intenção de comunicar os números quando [os caças] forem liberados...
Os presidentes da França, Emmanuel Macron, e da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, firmaram dois acordos de auxílio militar nesta sexta-feira, 7 de junho, em Paris.
Eles incluem o envio de caças Mirage 2000. As autoridades francesas não divulgaram o número de aeronaves.
"Nós temos sempre a intenção de comunicar os números quando [os caças] forem liberados e recebidos. É mais eficaz e dá menos visibilidade ao adversário", disse Macron nesta sexta.
Os acordos também envolvem o envio de 200 milhões de euros em auxílio para as infraestruturas ucranianas.
Zelensky passou pela França nesta semana para participar da cerimônia de 80 anos do Dia D, na praia de Omaha, no norte francês.
1 bilhão da Espanha
O auxílio de Paris a Kiev é anunciado dias após a Espanha anunciar 1 bilhão de euros em ajuda.
Durante a visita oficial de Zelensky a Madri, o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, anunciou em 27 de maio que a Espanha fornecerá à Ucrânia uma ajuda militar no valor de mais de 1 bilhão de euros.
Esse acordo de segurança assinado entre os dois países inclui o compromisso de ajuda militar para 2024 e visa fortalecer a capacidade da Ucrânia.
Em uma entrevista conjunta com Zelensky, Sánchez destacou a importância desse acordo, ressaltando três pontos principais: a entrega de mísseis Patriot para defesa antiaérea e tanques Leopard.
Acordo entre Ucrânia e Espanha
O acordo de segurança assinado entre os dois países é o décimo desde o início do da guerra na Ucrânia e segue outros acordos semelhantes firmados com França, Alemanha e Reino Unido.
Até o momento, a Espanha havia fornecido cerca de 330 milhões de euros em ajuda militar para Kiev, segundo dados do Instituto Kiel, que monitora o armamento prometido e entregue ao país de Zelensky desde a invasão russa em fevereiro de 2022.
A ajuda militar fornecida por Madri para Kiev será composta por um total de 1.129 milhão de euros em material e assistência militar. Esse apoio financeiro permitirá à Ucrânia melhorar suas capacidades de defesa e aumentar sua segurança diante dos desafios enfrentados atualmente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Vantuil Da Costa Lima
2024-06-10 02:56:20Antes tarde do que nunca!