Força-tarefa da Lava Jato em Curitiba é oficialmente extinta
Após quase sete anos de atuação, a força-tarefa da Lava Jato em Curitiba foi oficialmente extinta. Na última segunda-feira, a estrutura da operação passou a integrar o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público Federal. Parte dos profissionais da Lava Jato passará a atuar no Gaeco para dar continuidade aos...
Após quase sete anos de atuação, a força-tarefa da Lava Jato em Curitiba foi oficialmente extinta. Na última segunda-feira, a estrutura da operação passou a integrar o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público Federal. Parte dos profissionais da Lava Jato passará a atuar no Gaeco para dar continuidade aos trabalhos de investigação em andamento.
Desde 2014, os procuradores da Lava Jato realizaram 79 fases da operação, com o cumprimento de 1.450 mandados de busca e apreensão, 211 conduções coercitivas, 132 mandados de prisão preventiva e 163 de temporária.
As investigações embasaram 130 denúncias contra 533 acusados e geraram até agora 278 condenações. Os procuradores ajuizaram ainda 38 ações civis públicas, incluindo ações de improbidade administrativa contra três partidos políticos.
Desde que assumiu o cargo, o procurador-geral da República, Augusto Aras, passou a investir contra a força-tarefa. Em julho, durante uma conferência virtual com advogados de réus, ele defendeu uma “correção de rumos” da operação e disse que a Lava Jato era uma “caixa de surpresas”. Em setembro, o procurador Deltan Dallagnol (foto) já havia deixado a coordenação do grupo.
“O legado da força-tarefa da Lava Jato é inegável e louvável considerando os avanços que tivemos em discutir temas tão importantes e caros à sociedade brasileira", comentou nesta quarta-feira Alessandro José de Oliveira, coordenador do núcleo da Lava Jato no Gaeco. "Porém, ainda há muito trabalho que, nos sendo permitido, oportunizará que a luta de combate à corrupção seja efetivamente revertida em prol da sociedade".
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Bevi
2021-02-05 15:45:45Operação Lava Jato: Caixa de surpresas contra criminosos. Afinal, o segredo é a alma do combate à corrupção!
Cleusa
2021-02-05 07:05:51Obrigada pelo trabalho de vocês, valeu a pena o esforço, mas o Brasil tem uma cultura onde estão arraigadas os privilégios e a impunidade. Pragas dificílimas de combater. Infelizmente elas sempre arrumam uma maneira de voltar. Obrigada foi um período de esperança por um Brasil melhor.
Fernao
2021-02-03 21:05:33Respeito o trabalho do Procurador Aras para coibir os excessos dos promotores da Força Tarefa da Lava Jato
André
2021-02-03 19:40:24Mais uma vez, o crime venceu. Parabéns aos governantes bandidos desse país, e a sub-raça que continua a eleger os vermes de sempre.
JOSE
2021-02-03 19:38:39Conseguiram, finalmente, apagar a única luz no fim do túnel deste País. Cuidemos daqueles que de forma valente peitaram as "Forças ocultas " que assaltam este País dentro da legalidade. Agora vão definitivamente soltar os bandidos e prender os que tentaram salvar este País corrupto.
MARCOS
2021-02-03 19:04:47Apesar de Bolsonaro, chefe de Aras, ainda acreditamos em algumas instituições da República. A justiça real prevalecerá e a Lava Jato voltará muito mais forte, com a eleição de MORO em 2022 e uma verdadeira renovação no Congresso.
JOAN
2021-02-03 18:23:47Força, Guerreiros! Vocês Procuradores Federais, Policiais Federais, Auditores Da Receita Federal, todos que estiveram envolvidos nessa Mega Operação em favor da ética, da moralidade, da justiça, da democracia e da liberdade de opinião; Vocês que tiveram a coragem de honrar suas profissões e enfrentar o status quo vigente, trazendo à tona toda a podridão dos subterrâneos do poder, são verdadeiros heróis nacionais e não serão esquecidos. Parabéns e gratidão! A luta continua.
HELIO
2021-02-03 17:27:47Mais uma vez demonstrado que o crime compensa quando envolve a classe política. Tornar-se político no Brasil é conferir a si mesmo e aos familiares uma imunidade garantida, um baronato eternamente estabelecido.
EDSON
2021-02-03 16:19:12As viúvas do fanatismo religioso em que se tornou a LJ, esbravejando estultícias, como sempre. Lendo alguns comentários chego a temer que algum deles venha a ter um ataque cardíaco, tal a ferocidade com que esbravejam. Com certeza ninguém percebeu no que se tornaram os promotores, que já agiam mais como atores hollywoodianos. O começo da derrocada foi o tal PowerPoint do Lula. A maneira inescrupulosa com o Moro saiu, mostra exatamente quem são. Ainda bem que a maioria já abriu os olhos.
VALDERES
2021-02-03 16:06:36Quem está por aí comemorando, além do Luleco e sua tchurma, do Cunha e seus comparsas, de parte do STF, das empreiteiras envolvidas nos roubos, dos doleiros ávidos pra voltar a trabalhar pros corruptos? Quem? Quem?