Fake news sobre Covid, como chip nas vacinas e caixões vazios, serão apuradas na CPI
A divulgação de fake news relacionadas à pandemia deve ser um dos temas de investigação da CPI da Covid. O senador Randolfe Rodrigues, da Rede, vice-presidente da comissão, quer o compartilhamento de dados e provas do inquérito que tramita no Supremo Tribunal Federal e da CPI das Fake News do Congresso. Boa parte das notícias...
A divulgação de fake news relacionadas à pandemia deve ser um dos temas de investigação da CPI da Covid. O senador Randolfe Rodrigues, da Rede, vice-presidente da comissão, quer o compartilhamento de dados e provas do inquérito que tramita no Supremo Tribunal Federal e da CPI das Fake News do Congresso. Boa parte das notícias falsas que circularam na internet desde o início da crise sanitária foi divulgada por parlamentares bolsonaristas. Randolfe apresentou dois requerimentos ao colegiado – até agora, a CPI da Covid já recebeu 173 pedidos de investigação ou convocação.
O vice-presidente da CPI cita ao menos sete fake news relacionadas à Covid. Uma delas é a informação falsa de que as vacinas podem alterar o DNA humano – essa tese sem pé nem cabeça chegou a ser divulgada pela deputada federal Bia Kicis, do PSL. A outra notícia sem embasamento que circulou durante a pandemia diz que imunizantes contra a Covid podem conter um microchip que seria inserido no corpo do paciente.
Randolfe citou ainda a história de que termômetros infravermelhos causariam doenças cerebrais e que máscaras oferecem riscos à saúde. A quinta fake news que será investigada é a de que o coronavírus foi criado em laboratório – esta última teve o apoio da deputada federal Carla Zambelli, do PSL.
Por último, Randolfe menciona as postagens que falam sobre a suposta eficácia da cloroquina para tratar pacientes da Covid-19 e as fake news sobre caixões vazios enterrados. “Esse boato aumentava a dor de quem lida com o luto pela morte de amigos e familiares. Para desacreditar o impacto da Covid-19 no País, um vídeo compartilhado pelo WhatsApp, com imagens de anos anteriores ao início da pandemia, mostrava supostos caixões vazios ou cheios de pedra sendo enterrados em Manaus”, relatou Randolfe.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (5)
Onofre
2021-04-29 10:32:44Tá demorando muito essa CPI. Quantos dias teremos que esperar até o IMPEACHMENT do presidente da República? Tá demorando demais.
Dalton
2021-04-28 16:30:56Senador está na hora de colocar fogo na lenha e punir esse gabinete do ódio e estes que foram nomeados serem punidos, inclusive um imbecil senador 01, que na realidade é o que deve ser o laranja do Brasil porque o papai dele não faz nada sem o 01, até mesmo quando recentemente entrevistaram a Dra para ser ministra da saúde o Bozo estava com seu filho na reunião, o que virou esse planalto?
Juliana Benatto Mancio da Silva
2021-04-28 13:37:58Chip na vacina é café com leite kkkkkkkk
PAULO
2021-04-28 11:54:45O nível destes políticos bolsonaristas é lamentável. Se disser pega aberração, não fica um meu irmão, numa reunião de bolsonaristas.
Jose
2021-04-28 10:42:25O Joãzinho não zurrou nada para defender seus amigos de genocídio? Esqueci. Ele não está zurrando mais. Agora ele muge!