Fachin e Pacheco reagem a novos ataques de Bolsonaro às urnas
O presidente do TSE, Edson Fachin (foto), e o do Senado, Rodrigo Pacheco, reagiram nesta segunda-feira (18) aos novos ataques de Jair Bolsonaro ao processo eleitoral brasileiro —em reunião com embaixadores no Palácio da Alvorada, o presidente repetiu fake news e teorias conspiratórias. Em um evento no Paraná, sem citar nominalmente Bolsonaro, Fachin afirmou que...
O presidente do TSE, Edson Fachin (foto), e o do Senado, Rodrigo Pacheco, reagiram nesta segunda-feira (18) aos novos ataques de Jair Bolsonaro ao processo eleitoral brasileiro —em reunião com embaixadores no Palácio da Alvorada, o presidente repetiu fake news e teorias conspiratórias.
Em um evento no Paraná, sem citar nominalmente Bolsonaro, Fachin afirmou que o presidente tenta, por meio de informações distorcidas, “diluir a República”. Também disse que suas declarações sobre as urnas eletrônicas não têm "embasamento técnico" e são "pobres em substância argumentativa".
“Há um inaceitável negacionismo eleitoral por parte de uma personalidade importante dentro de um país democrático, e é muito grave a acusação de fraude (má-fé) a uma instituição, mais uma vez, sem apresentar provas”, prosseguiu o ministro do STF e presidente do TSE, acrescentando que é "hora de dizer basta".
"A segurança das urnas eletrônicas e a lisura do processo eleitoral não podem mais ser colocadas em dúvida. Não há justa causa e razão para isso. Esses questionamentos são ruins para o Brasil sob todos os aspectos”, disse Pacheco.
“O Congresso Nacional, cuja composição foi eleita pelo atual e moderno sistema eleitoral, tem obrigação de afirmar à população que as urnas eletrônicas darão ao país o resultado fiel da vontade do povo, seja qual for”, concluiu o senador.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Marcos Silva Nascimento
2022-07-19 11:50:07Quem vem se esforçando há anos para afirmar que as urnas e as apurações são seguras e corretas, e levou tal discussão ao mundo, em muitas ocasiões, foram os próprios ministros do STF, de modo tão insistente e exagerado, que escancarou suspeita. Ninguém precisa bater no peito, ainda de modo tão intermitente, para se dizer honesto. Aí tem.
Amaury Feitosa
2022-07-19 11:46:29Ter Fachin e Pacheco como presidentes de poderes mostra o nível da degradação nacional onde ir ao inferno anarco-comunazista é mera questão de tempo pois o país já vive uma ditadura cínica parte da suja guerra revolucionária em claro curso mostrada publicamente pelo criminoso solto Zé Dirceu em estágio final sob a submisão do presidente do Senado pelo terror de processos na corte contra membros da casa ... a omissão pode causar dura reação ou banho de sangue que devemos evitar a qualquer custo.
JOEL
2022-07-19 10:20:42Os presidentes da câmara e senado, especialmente este último, são responsáveis diretos por este mar de lama em que nos encontramos agora, por serem corruptos e frouxos, não agiram com firmeza quando necessário, mas se deixaram conduzir por "juizes supremos" de 5ª categoria, manipulando a comissão da pec do voto auditável e agora estamos todos nesta enrascada, cujo resultado não será bom. Eu avisei, a casa vai cair, não me ouviram, agora resta lamentarmos e nos prepararmos para as consequências.
Clayton De Souza PONTES
2022-07-19 08:14:16Com o STF aparelhado por juizes servis aos seus patrocinadores, o Bolsonaro só quer uma desculpa pra colocar seu bloco golpista na rua. Ficaremos nesse lenga-lenga até outubro, pois ninguém fará cumprir a lei pra dar um basta nessas narrativas. Soltaram o corrupto Lula e se afundaram na lama da política
Euzenil Maria Nascimento Silva
2022-07-19 07:53:10Infelizmente depois da anulação dos processos do Lula, o STF jogou fora o pouco de credibilidade que ainda tinha.
Eduardo
2022-07-19 06:13:45Gostaria imensamente de, como cidadão, avalizar esta defesa do ataque adredemente preparado pelo candidato Bolsonaro. Infelizmente, qualquer porta-voz que se apresente de lá não convence. Falaram muito, quando não devia. Decidiram, injustamente, sobre eleições, impuseram um candidato, nessas eleições, quando não deviam, decidiram, injustamente, libertando marginais, quando jamais deviam. São prepotentes de carteirada. Perderam, e muito, a credibilidade.
Vicente Messias Lemos
2022-07-19 03:26:03Nao esqueça min fachim que o sr contribuiu e muito para q o povo tenha nojo da classe politica e desacredite nas instituições. NADA ESTA TÃO RUIM QUE NAO POSSA SER PIORADO UM POUCO MAIS.
Palhaço Bozo
2022-07-18 22:22:15Pois é, mas o malandro com nariz de palhaço sabe que pode pintar e bordar que isso não ocorrerá. 1° pq o Lula só consegue ganhar se tiver como adversário o Palhaço Bozo. 2° que nossa classe política e jurídica (cortes superiores) tem medo de esticar a corda e antecipar o golpe de estado q o Palhaço tentará dar, pois é melhor ele ser humilhado nas urnas primeiro para dar mais força ao processo democrático e a democracia em si. De quebra, ferrar e botar por terra o discurso golpista do Palhaço.
Ben
2022-07-18 22:22:13Depois que o STF livrou a cara do ex-presidiário condenado por corrupção em 03 INSTÂNCIAS da justiça brasileira, perdeu totalmente a confiança de todos os brasileiros que tem ao menos um pouco de bom senso. Por isso o discurso do Jair consegue apoio de tanta gente. Agora o STF e o TSE estão sem respaldo algum do povo, exceto de quem se favoreceu com as suas indigestas decisões.
Juliana
2022-07-18 21:25:34Então, podiam pedir o impeachment do presidente, de novo! Antes tarde do q aguardar o fim do mandato...