Fachin decide levar inquérito que censurou Crusoé a plenário do STF
O ministro do Supremo Tribunal Federal Edson Fachin (foto) decidiu levar para o plenário da corte o pedido de liminar feito pela Rede Sustentabilidade para suspender o inquérito sigiloso sobre supostos ataques ao STF. Foi no âmbito do inquérito, aberto pelo presidente do Supremo, Dias Toffoli, que o ministro Alexandre de Moraes, escolhido arbitrariamente para...
O ministro do Supremo Tribunal Federal Edson Fachin (foto) decidiu levar para o plenário da corte o pedido de liminar feito pela Rede Sustentabilidade para suspender o inquérito sigiloso sobre supostos ataques ao STF. Foi no âmbito do inquérito, aberto pelo presidente do Supremo, Dias Toffoli, que o ministro Alexandre de Moraes, escolhido arbitrariamente para conduzir o inquérito, determinou a censura a Crusoé e ao Antagonista.
Moraes ordenou que as duas publicações retirassem do ar uma reportagem baseada em um documento que constava dos autos da Lava Jato e mostrava que Marcelo Odebrecht usou o codinome "o amigo do amigo de meu pai" para se referir a Dias Toffoli em uma troca de e-mails. Ele também mandou o jornalista Mario Sabino, publisher de Crusoé, prestar depoimento à PF, sem que se soubesse em qual condição. Dias depois, Moraes voltou atrás da decisão, afirmando que a censura não era censura.
Fachin pediu nesta terça-feira, 14, que Dias Toffoli inclua o caso na pauta do plenário. Cabe ao presidente do tribunal marcar a data do julgamento.
Para a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, o inquérito tem de ser encerrado por apurar fatos genéricos, de maneira sigilosa, sem que se saiba claramente quais são os alvos e sem a participação do Ministério Público. A investigação recebeu diversas críticas, inclusive de outros ministros da corte, como Marco Aurélio Mello, que a consideram inconstitucional.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Rose
2019-05-16 02:18:38Absurdo sem tamanho! É muita desfaçatez deste STF! Deuses acima de todos! Quando vamos trazê-los de volta ao mundo, meu Brasil?
Alan
2019-05-15 10:44:54O pres.do STF.....Sinistro Dias Toffoli e também representante legal da ORCRIM LuloPTista, não aceita a Imprensa Livre......como determina nossa Constituição.....e a imprensa livre tem que falar, escrever e publicar a verdade. Como não estava acostumado a tal realidade, pois foram 16 anos de imprensa comprada........agora está no desespero com a divulgação da verdade a seu respeito......e pasmem......isso é só o começo.........vem muito, mas muito mais coisas e maracutaias por aí........
Anarquista
2019-05-15 09:32:01Mais um assunto q nunca ira pra pauta até pq tem de deixar vaga pra julgar alguma coisa vindo do lulaladrao, q tem total prioridade
Sonia
2019-05-15 09:18:55O amigo do amigo do meu pai ,detentor de mesada de 100000 NUNCA EXPLICADA , jamais vai marcar
Gustavo
2019-05-15 08:22:51O Toffoli não vai marcar a data. O Fachin poderia ter forçado a barra com decisão monocrática mas é também um bundão.
Jose
2019-05-15 07:31:58O judiciário já ñ tinha bom conceito da sociedade brasileira. O STF se encarregou de oficializar sua desqualificacao oficial desde Joaquim Barbosa. Deste jeito o supremo ñ nos presta. Qual a razão prática de sua existência!
Anzanello
2019-05-15 01:11:27Toffoli não será achincalhado no plenário. Isso a população se encarregará de fazê-lo. Vai dar de ombros......, mas, ao menos será exposto e terá julgamento popular paralelo. Refém do cidadão nas ruas, sempre com espinha dobrada o serviçal....
TANIA
2019-05-14 22:57:02Cada juiz falando de censura. Será que vão ter coragem de dizer a verdade na frente do Toffoli do Alexandre e do Gilmar? O ministro Barroso com certeza fará o seu melhor para explicar aos demais como estavam errados. Só que eles vivem alheios dentro de si mesmos não tem ouvidos para ouvir nem olhos que possam ver a realidade. Acho que não perceberam ainda a besteira que fizeram apesar de tantas críticas.
Mari-cps
2019-05-14 22:55:51Agora o Brasil vai descobrir, se estamos numa democracia ou se estamos na implantação do comunismo ditador como a Venezuela. Se estamos na Democracia, os 2-zinhos irão sofrer o impeachment. Se Deus quiser o ditadorzinho será o 1º a sair.
TANIA
2019-05-14 22:48:50Não vejo a hora de assistir o episódio da série mecanismo falando do nosso momento presente. Com Gilmar Mendes e os demais ministros do STF. Quem ainda não assistiu assistam.